quarta-feira, 6 de abril de 2022

A Pequena Livraria dos Recomeços - Jenny Colgan [Opinião]

 

Tìtulo: A Pequena Livraria dos Recomeços
Autor: Jenny Colgan
Editor: Edições Chá das Cinco
N.º de Páginas: 416

Sinopse: 
Nas Terras Altas, há uma pequena livraria à sua espera…
Zoe e o seu filho necessitam desesperadamente de uma mudança. Ela quer deixar Londres e construir uma nova vida. Entre o minúsculo estúdio que mal pode pagar e as buzinas que os mantêm acordados, Zoe sente que está prestes a enlouquecer.

Num impulso, ela aceita um emprego nas Terras Altas. A função exige alguém capaz de cuidar de três «crianças dotadas», duas das quais se comportam como pequenos animais selvagens. O pai está de rastos, e os filhos correm livremente pelo enorme castelo em ruínas nas margens de um lago repleto de urzes.

Com a ajuda de Nina, a simpática livreira local, Zoe começa a criar raízes na comunidade. Serão os livros, o ar fresco e a bondade suficientes para curar uma família destruída?


Para quem leu, como eu, A Livraria dos Finais Felizes, ficou felicíssima em descobrir que seria publicado por cá o novo livro de Jenny Colgan e que nos traria de volta Nina.
 
No livro anterior vivemos as dores e angústias de Nina, funcionária numa biblioteca londrina que teve de deixar tudo para trás e rumar ao desconhecido.

Passou a viver na Escócia e, de jovem bibliotecária, estabeleceu-se como livreira por conta própria numa carrinha adaptada para o efeito.
 
Na Pequena Livraria dos Recomeços não vamos ver Nina com muita frequência dado que a personagem principal passa a ser outra. Por isso mesmo, este livro pode ser lido separadamente do anterior.
 
Zoe, uma mãe solteira, passa por sérias dificuldades, e vê nas Escócia uma alternativa de vida.
De facto, as vidas de Zoe e Nina assemelham-se, na medida m que ambas adoram livros e não têm dinheiro para o custo de vida londrina. Uma pessoa em comum às duas faz com que as vidas delas se cruzem. Zoe vai para a Escócia com o seu filho de 4 anos e para uma vida completamente diferente, mas os ares escoceses vão encantar os dois que se veem rendidos a tudo o que os rodeia.
 
Para os amantes de livros e de uma boa história de amor este é o livro ideal. Tal como o primeiro este livro encantou-me deveras. Adorei reencontrar Nina, já bem estabelecida e com uma vida estável, mas gostei ainda mais de acompanhar a vida de Zoe e as suas vicissitudes. De repente imaginei a famíla Von Trapp e as tropelias que forem feitas a Zoe.






Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt