sexta-feira, 24 de abril de 2020

Tu - Caroline Kepnes [Opinião]

Título: Tu
Autor: Caroline Kepnes
Editor: Editorial Presença
N.º de Páginas: 392

Sinopse: 
Uma jovem atraente e aspirante a escritora entra na livraria em East Village onde Joe Goldberg trabalha. O seu interesse imediato por esta mulher leva-o a pesquisar no Google o nome que consta no cartão de crédito que ela usa para pagar. Trata-se de Guinevere Beck, e Joe constata que na cidade de Nova Iorque há apenas uma pessoa com aquele nome.

Guinevere utiliza incessantemente as redes sociais, o que permite a Joe ir descobrindo os detalhes mais íntimos da vida dela: é simplesmente Beck para os amigos, frequentou a Brown University, mora na Bank Street, nessa noite irá a um bar em Brooklyn - o lugar perfeito para um encontro casual.

À medida que Joe vai controlando a vida de Beck, de forma obsessiva e sem que ninguém se aperceba, ele vai removendo os obstáculos que se interpõem entre ambos e faz tudo para que ela caia nos seus braços - mesmo que isso implique matar.

Um thriller arrebatador, com suspense permanente e de leitura compulsiva, já comparado aos melhores livros do género e muito elogiado por Stephen King.

A minha opinião: 
Quando Beck, uma jovem universitária, entra na livraria de Joe Goldberg, o livreiro fica completamente vidrado nela, ao ponto de a perseguir.

Ao longo do livro vamos percebendo que Joe é um tipo bastante sombrio e estranho. Não tem amigos, nem família e Beck acaba por ser alvo da sua obsessão. Joe não é só um livreiro e apaixonado  por livros. Joe é um serial killer e vai matando tudo o que se atravesse no seu caminho.

O jovem segue Beck compulsivamente nas redes sociais, ao ponto de lhe roubar o seu telemóvel de modo a conseguir ver todas as suas mensagens. Desta forma, Joe consegue ficar a par de toda a vida de Beck.

Sei que o livro foi adaptado para uma série na Netflix e, apesar de não ter ficado completamente fã da história, fiquei com alguma curiosidade em ver a série, por forma a saber se se torna mais interessante. Isto porque achei o livro bastante aborrecido.

A autora aplica ainda linguagem bastante grosseira, que não traz nada de bom para o livro. E há alguns aspectos na história que foram incongruentes com as personagens. Acho estranho a mãe de Beck nunca se ter questionado com a conta de telemóvel da filha, e mesmo que esta cancelasse a sua conta, Joe podia continuar a aceder aos emails e conta das redes sociais. Não seria o mais normal Beck ter cancelado ela o próprio contrato de operadora e mudar as passwords quer do email, quer das suas redes?

Posto isto, fiquei na dúvida entre as 2 e as 3 estrelas, ficando por umas 3 estrelas muito pequeninas.









Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt