sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Silêncio Mortal - Robert Bryndza [Opinião]

 

Título: Silêncio Mortal
Autor: Robert Bryndza
Editor: Alma dos Livros
Ano: 2023
N.º de Páginas: 312

Uma criança de três anos foi deixada sozinha numa tenda.
Quando a mãe aparece, minutos depois, descobre que ela desapareceu.
O inferno começa. o que terá acontecido?

Kate Marshall é levada para as urgências do hospital depois de ser arrastada por uma corrente no mar. Durante a recuperação, Kate faz amizade com Jean, que lhe conta a história angustiante de como o neto de três anos desapareceu sem deixar rasto, durante um acampamento há onze anos.

Assim que se recompõe, Kate reabre aquele caso e depara-se com uma série de contradições nos relatos. Inicia então uma busca vertiginosa para perceber o que realmente aconteceu, numa luta definitiva contra todas as probabilidades.

Ao ler o processo, verifica que Jean tem um passado sombrio, que pode ter colocado Charlie em perigo. Além disso, descobre que a assistente social que investigava a criança foi encontrada brutalmente assassinada dias depois do desaparecimento de Charlie e que a filha de Jean - mãe da criança - acabou também por morrer.

O mistério adensa-se. A verdade esconde-se nas sombras. Kate questiona tudo o que pensava saber sobre aquela família. Conseguirá ela desvendar o caso e descobrir o que realmente se passou naquela noite? Conseguirá descobrir o que aconteceu à criança, tantos anos depois?

🧒Quando o pequeno Charlie desaparece de um parque de campismo selvagem, os pais e avó do menino ficam completamente destroçados. Não o conseguem encontrar e a polícia aponta a possibilidade de este se ter afogado no pântano ali perto.

🧓Onze anos se passaram e Charlie ainda é uma criança desaparecida. A avó, sentindo-se responsável por este trágico acontecimento, é uma mulher vazia e sem objetivos de a vida a não ser encontrar o neto. A oportunidade surge quando se cruza com a detective privada Kate Marshall no hospital.

👱🏼‍♀️Sim, Kate encontra-se no hospital depois de ter sido apanhada numa corrente no mar que quase lhe é fatal e é aí que encontra Jean e fica curiosa com a sua história de vida. Aceita prontamente o caso, embora saiba que será um caso difícil de resolver.

📒O livro centra-se neste caso e na busca desenfreada por respostas, embora não haja muito que investigar. Onze anos é muito tempo e muitos dos detectives envolvidos no caso já não se encontram no ativo.

👱🏼‍♀️No entanto, isto não parece fazer esmorecer Kate, que com a ajuda do inseparável Tristan conseguem algumas pistas sólidas que os vão ajudar na resolução da investigação.

👱🏼‍♀️Continuo a gostar imenso de Kate, uma mulher inteligente, mas fragilizada pelo seu passado. Está constantemente a ser posta à prova, mas com a sua força interior e a ajuda de Tristan e do filho, consegue não fugir da linha. Tristan também continua a ser uma excelente escolha de parceiro de Kate e ambos fazem uma dupla imbatível.

📒Apesar de não ser um livro com uma história surpreendente consegue ser lido de uma assentada dado o ritmo alucinante da narrativa.

O desaparecimento de um filho, o sentimento de culpa e a posterior degradação dos pais enquanto casal e enquanto pessoas é muito bem explorado por Bryndza, tendo sido a parte que mais gostei de ler.





Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt