sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

A Rede Púrpura - Carmen Mola [Opinião]

 

Título: A Rede Púrpura
Autor: Carmen Mola
Editor: Suma de Letras
Ano: 2022
N.º de Páginas: 376

Num dia quente de verão, a inspetora Elena Blanco, chefe da BAC, irrompe na casa de uma família de classe média e dirige-se ao quarto do filho adolescente. No ecrã do computador, confirmam aquilo que temiam: o rapaz está a assistir a uma sessão snuff ao vivo, na qual dois homens encapuzados torturam uma rapariga. Incapazes de ajudar, observam como o sádico espetáculo continua até à morte da vítima, cujo nome ainda não conhecem. Quantas antes dela caíram nas mãos da Rede Púrpura?

O BAC investiga esta organização sinistra desde que veio a lume no caso Noiva Cigana. Há meses que se recolhe informação sobre este grupo que trafica, em vídeos de violência extrema, na Dark Web, o lado negro da Rede. Durante todo este tempo, Elena Blanco manteve em segredo, mesmo do seu parceiro, o sub-inspector Zárate, a sua mais importante descoberta e o seu maior medo: que o desaparecimento do filho, Lucas, quando era apenas uma criança pudesse estar relacionado com esta macabra conspiração.


✍🏻Quem leu A Noiva Cigana estava ansiosamente à espera de uma continuação que já tinha sido publicada em Espanha por Carmen Mola, um pseudónimo atribuído a três escritores espanhóis.

👱🏼‍♀️Elena Blanco continua como protagonista da história com vontade de desmascarar toda uma organização macabra denominada Rede Púrpura.

📹Estes são responsáveis por criar um clima de medo, mas também uma onde de estupefação quando se descobre que atuam na dark web onde leiloam espectáculos de extrema violência, cujo único desfecho é a morte de um dos lutadores.

O que já parece demasiado difícil, torna-se praticamente impossível quando Elena descobre que um dos elementos da rede é o seu filho Lucas, raptado há uns anos.

Elena fica assim numa espécie de limbo. Quer descobrir e desmantelar a rede, mas quer salvar o seu filho, que agora não reconhece.

Para os leitores mais sensíveis este não é um livro recomendável. As descrições são bastante gráficas e cruéis, mas faz-nos pensar a que ponto pode chegar a maldade humana. E eu, acredito que existem muitas redes deste género um pouco por aí…

A Rede Púrpura tem uma qualidade superior ao primeiro livro publicado pela tripla. Está muito bem estruturado, com uma história original que prende o leitor logo no início da investigação quando o BAC entra de rompante numa casa de uma família banal e encontram um adolescente a assistir a uma sessão ao vivo em que dois encapuzados torturam uma rapariga até à morte desta.

O poder das seitas, a forma como entram na cabeça das pessoas, tornando-os dependentes do que o líder diz, é um ponto muito bem explorado pelos escritores.





Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt