sábado, 12 de fevereiro de 2022

Verdades Ocultas - Hjorth e Rosenfeldt [Opinião]

 

Título: Verdades Ocultas
Autor: Hjorth e Rosenfeldt
Editor: Suma de Letras
N.º de Páginas: 472

Sinopse: 
Três assassinatos em poucos dias. A tranquila cidade sueca de Karlshamn é tomada pelo terror. Vanja e os seus colegas estão sob pressão para parar o atirador antes que ele mate mais pessoas. Mas não há pistas nem testemunhas nem ligações claras entre as vítimas.

Três anos após os acontecimentos que vivenciaram em Mentiras consentidas, Vanja , Torkel , Ursula , Billy e o resto da equipa da Unidade de Homicídios de Estocolmo têm lidar com um assassino em série que deixou um rastro de cadáveres na pequena cidade costeira de Karlshamn . Mas não há pistas, testemunhas ou ligações claras entre as vítimas. Sebastian Bergman escolheu uma vida mais tranquila desde que se tornou avô, regressando ao trabalho de psicólogo e terapeuta.

No entanto, o seu mundo abala quando um australiano lhe pede ajuda para processar a experiência que viveu no tsunami de 2004, durante o qual o próprio Sebastian perdeu a esposa e a filha. Desde o assassinato em Uppsala, três anos atrás, Billy , o ex colega de Sebastian, nunca mais parou de matar, mas, ao tornar se pai, decide parar. Mas as circunstâncias não permitirão que o passado seja esquecido. A questão é: até aonde irá Billy para se certificar de que não será descoberto?

Sétimo e penúltimo volume da série Sebastian Bergman, Verdades Ocultas traz-nos de volta o protagonista talvez mais odiado de uma saga. Neste livro Sebastian está mais bonzinho, o que me deixa um amargo deb boca. Confesso que sou daquelas que gostava de um Sebastian mais cáustico e sem filtros. Mas o amor muda completamente uma pessoa.

Mais do que a história principal, a dupla Hjorth e Rosenfeldt dão primazia à equipa de investigação, que continua a mesma desde o primeiro livro. Obviamente que com o passar dos anos muita coisa aconteceu, mas as personagens não desapareceram por completo. Torkel está aposentado, mas ocupa um lugar preponderante na narrativa, Vanja, Ursula, Bill e Carlos continuam na equipa e, apesar de Sebastian também estar afastado, acabam por recorrer a ele para mais uma ajuda na procura de mais um assassino em série.

Verdades Ocultas podia perfeitamente ser o culminar desta série, já que encerra muitas das questões levantadas desde o primeiro livro.

No que toca à investigação em si, a equipa de polícias vai-se deparar com uma série de assassinatos, que tudo indica sejam aleatórios. No entanto, uma jornalista vai levantar a ponta do véu, quando se acerca de Vanja: todas as vítimas terão sido ilibadas de delitos, alguns mais graves que outros.
Entre a investigação do caso e o encerramento de algumas pontas das personagens principais, este é mais uma livro fantástico desta dupla. Por tudo isto é óbvio que a série tem de ser lida por ordem para que se vá acompanhando o evoluir de todas as personagens. Mais uma vez adorei.





Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt