sábado, 6 de março de 2021

Dez Mulheres que Amaram Demais - Helena Sacadura Cabral [Opinião]

Título: Dez Mulheres que Amaram Demais
Autor: Helena Sacadura Cabral
Editor: Clube do Autor
N.º de Páginas: 304

Sinopse: 
O que têm em comum mulheres como Maria Callas Marie Curie, Coco Chanel, Wallis Simpson, Marguerite Yourcenar e Jackie Onassis?
Todas marcaram o século XX, desafiaram convenções, alcançaram o poder e amaram sem limites.

Dez Mulheres Que Amaram Demais é um livro sobre histórias de vida fascinantes que revelam a sabedoria, a determinação e a resiliência feminina de dez mulheres inesquecíveis.

A minha opinião: 
O amor é o mote do livro de Helena Sacadura Cabral. 
Amor pelo país, por um homem, pelo sucesso, por uma crença, pela arte seja ela literatura, música, cinema, ciência.

A autora reune dez pequenas biografias sobre mulheres que fazem parte da nossa história. Mulheres fortes, que sempre se destacaram das mais variadas formas. E que fizeram tudo por amor. Mas contrariamente ao que pensei inicialmente, Helena Sacadura Cabral não se debruçou apenas na parte amorosa destas mulheres, nas relações entre homens ou mulheres, ou ambos. A autora destacou o amor destas por diversas áreas e que fizeram com que as mesmas ganhassem mais destaque. 

Coco Chanel é disso um grande examplo tendo dedicado a sua vida à moda e à mudança de costumes na época. Marie Curie que dedicou parte da sua existência à ciência deixando muitas vezes para trás os filhos. Só não deixou o marido porque este partilhava a mesma paixão. 

Apesar de conhecer a história de todas estas dez mulheres gostei de a ver compilada neste livro. Desfrutei de umas boas horas de boa leitura e gostei da forma como autora abordou o tema do amor. De facto, o amor posse incidir sobre vários aspectos.




1 comentário:

Mariana Leal disse...

Nunca li Helena Sacadura Cabral mas este parece-me um excelente título para começar... já está na wishlist :)