segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Não ao confinamento dos livros

 

Já me tinha manifestado no facebook sobre isto, mas não posso deixar de referir esta lei aqui no blogue.

Para os que acham que os livros apenas devem ser comprados nas livrarias, só tenho uma coisa a dizer: nem todas as zonas do país têm livrarias. Não podemos pensar que vivemos todos em grandes centros onde há livrarias em vários pontos de uma cidade. Sou defensora das pequenas livrarias e livreiros, mas também acho que a cultura deve estar à mercê de todos. E nem toda a gente sabe mandar vir coisas pela internet...

Hoje estou triste porque vou trabalhar e não vou poder ter os livros à disposição dos meus clientes. Só eu, ou os colegas poderão entregar os livros a pedido. Mas e aquele gosto de deambular pelas prateleiras, da descoberta de capas e histórias novas? Nem todos possuem listas de desejos como as minhas. Nem todos decoram o nome do autor ou da sua obra. Muitos deles interpelam-nos a pedir ajuda, mas outros preferem partir à descoberta dos livros que procuram.

Com este confinamento os livros e a cultura ficam a perder. E porquê? Num momento em que as pessoas estão em casa, embora a trabalhar, terão mais tempo para dedicar à leitura porque o tempo despendido nas viagens para o trabalho pode ser utilizado para ler.

Eu vou trabalhar, mas vou triste e derrotada.


Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt