segunda-feira, 23 de março de 2020

A Mais Preciosa Mercadoria - Jean-Claude Grumberg [Opinião]

Título: A Mais Preciosa Mercadoria
Autor: Jean-Claude Grumberg
Editor: Dom Quixote
N.º de Páginas: 120

Sinopse:
Era uma vez um casal de lenhadores muito pobres que vivia numa floresta, por onde passava um comboio de mercadorias. Como estavam em guerra e era inverno, não tinham quase nada para comer. Por isso, a lenhadora sonhava que um dia alguém lhe atiraria uma coisa boa e deliciosa do comboio. Os lenhadores não tinham filhos, o que para ele era um alívio mas, para ela, um grande desgosto.

Era uma vez um casal de judeus que viajava num comboio com dois bebés praticamente recém-nascidos. O pai sabia que não iam para um lugar nada bonito e, ao atravessar a floresta, teve uma ideia bastante insensata…

Vendido em mais de dez países, finalista de uma série de prémios literários, escolhido pelo realizador Michel Hazanavicius para ser em breve um filme de animação, A Mais Preciosa Mercadoria é uma fábula sobre Auschwitz que se inspira num episódio real e não cessa de perturbar e comover leitores em todo o mundo, sobretudo por ter essa rara qualidade de poder ser lida por pessoas de todas as idades. Em França, onde foi originalmente publicado, já se imprimiram mais de 90 000 exemplares. 

A minha opinião:
A Mais Preciosa Mercadoria de Jean-Claude Grumberg é uma história ficcional, mas tocante sobre o Holocausto.

Um casal de meia-idade vivem isolados do resto do mundo. Em tempo de guerra, a fome aperta. Ela sonha com filhos, crianças que pudessem dar um outro sentido às suas vidas. Ele nem por isso.
Isolados de tudo, o único movimento de vida humana era-lhes chegado através do comboio de mercadorias que lá ia passando. E este servia de distracção para a velha lenhadora que sonhava que um dia qualquer coisa de bom saltasse do comboio e alegrasse a sua vida.

O sonho tornar-se-ia realidade...

Por outro lado, um casal de judeus, com dois gémeos, é forçado a entrar numa carruagem de mercadorias cuja viagem não augura nada de bom. Lá dentro os bebés choram de fome e o pai é "obrigado" a tomar um decisão em relação a um dos seus filhos.

Apesar de ser considerada uma fábula, A Mais Preciosa Mercadoria é baseado em factos verídicos, talvez até na própria história de vida do autor.

O livro é pequeno, mas repleto de sentimento. Se por um lado damos de cara com pessoas humildes, puras, que pouco sabem sobre a guerra. Por outro, deparamo-nos com o ódio, o preconceito, a discriminação.
Escrito sob a fórmula de uma fábula, este é um livro que poderá ser lido por todos, desde os mais pequenos até aos mais graúdos Talvez por isso, já esteja a ser produzido um filme de animação.







Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt