terça-feira, 19 de novembro de 2019

Nove Perfeitos Desconhecidos - Liane Moriarty [Opinião]

Título: Nove Perfeitos Desconhecidos
Autor: Liane Moriarty
Editor: Edições Asa
N.º de Páginas: 496

Sinopse:
Se alguém lhe garantisse uma transformação total em apenas 10 dias, você aceitava?
Nove pessoas aceitam. Os seus motivos são diferentes mas todas embarcam num retiro de luxo. Esperam massagens, meditação e dieta detox. Estão longe de imaginar o desafio que têm pela frente.

Frances Welty é uma escritora bestseller em plena crise de inspiração (entre outras). Quer recuperar a alegria de viver.
Ben e Jessica ganharam 22 milhões de dólares na lotaria. Já não lutam para esticar o dinheiro até ao fim do mês mas passaram a lutar um com o outro. Querem salvar a sua relação.
Napoleon, Heather e Zoe sofreram uma tragédia familiar. Querem perdoar-se a si mesmos e reencontrar a paz (possível).
Tony é um ex-jogador de futebol que perdeu aquilo que mais amava.
Carmel é uma mãe (exausta) de quatro filhos que foi trocada por uma mulher mais nova.
Lars é um advogado gay que se debate com um dilema impossível…

Será que estas nove pessoas vão encontrar a solução para os seus problemas?
Ou será melhor fugirem enquanto podem?

É que Masha, a diretora do retiro, tem para os seus clientes um plano que nenhum deles conhece…

A minha opinião: 
Um retiro de luxo promete mudar a vida de uma pessoa em dez dias. Será verdadeiramente possível? Nove pessoas acreditam que sim e partem completamente para o desconhecido. 

Em troca de massagens e sessões de meditação e detox, desconhecidos vão parar a um local que parece ser o verdadeiro paraíso, com o intuito de mudar radicalmente as suas vidas. Mas logo que chegam deparam-se com situações que vão decepcionar alguns deles. 

Certo é que nove perfeitos estranhos vão ter de conviver durante dez dias e todos eles têm objectivos completamente diferentes com o plano deste local. 

Desde uma escritora de sucesso que agora está em declínio, até um jovem casal que ganhou a lotaria, mas que está próximo de uma rutura, passando por uma família que chora um elemento perdido. 
"Tinham sido magoadas por maridos, amantes, por filhos que já não precisavam deles, por carreiras decepcionantes, pela vida, pela morte. Quase todos odiavam o seu corpo."

Frances Welty é uma escritora de livros que já foram dos mais vendidos, mas cuja inspiração terminou. A par disso, envolveu-se com um homem na internet que mais tarde veio a descobrir que a sua história era toda inventada e que o objectivo único era extorquir-lhe dinheiro. 
Ben e Jessica surgem no retiro de luxo num Lamborghini amarelo que surpreendeu todos. Como é que um casal tão novo já tem tanto dinheiro para um carro daqueles? O que ninguém sabe, a não ser Masha, a diretora do espaço, é que ganharam 22 milhões de dólares na lotaria. Mas o dinheiro não traz felicidade e vão mostrando ao longo dos dias que o que mais desejam é salvar a relação.
Napoleon, Heather e Zoe sofreram uma tragédia familiar há uns anos. O irmão gémeo de Zoe morreu e a família nunca mais foi a mesma. Por causa do retiro Zoe acaba por perder o namorado.
Depois temos Tony, ex-jogador de futebol que luta também pela perda. E Carmel, recentemente divorciada, que foi trocada por uma mulher mais nova. Esta mãe de quatro filhos sente-se completamente exausta e de mal com o seu corpo. E, por último, conhecemos Lars um advogado gay que é fã deste tipo de retiros. 

A par da descrição das personagens, fui ficando cada vez mais curiosa com o rumo que a história estava a levar. Masha é uma mulher estranha, mas que serve de inspiração para a maior parte das mulheres do retiro. Com um corpo perfeito e com uma tranquilidade acaba por dar completamente o seu corpo ao retiro. Mas vamos descobrindo que também ela esconde algo. 

Ao longo de quase quinhentas páginas vamos aprofundando cada uma das personagens e descobrindo o que nem elas próprias querem desvendar. Mais uma vez, neste ponto, Moriarty é uma escritora que surpreende. 

Nove Perfeitos Desconhecidos pode não ser o melhor livro de Liane Moriarty, mas cumpre bem o seu efeito: entreter. 



Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt