quinta-feira, 16 de maio de 2019

Não Desistas - Harlan Cober [Opinião]

Título: Não Desistas
Autor: Harlan Coben
N.º de Páginas: 288

Sinopse:
Neste impressionante novo thriller, Harlan Coben, no seu estilo inconfundível, explora os grandes segredos e as pequenas mentiras que podem destruir uma relação, uma família e até mesmo uma cidade.

Napoleon Nap Dumas, detetive na área de Nova Jérsia, é agora uma pessoa muito diferente do que era no final da adolescência quando Leo, seu irmão gémeo, e Diana, a namorada deste, foram encontrados mortos sobre uma linha férrea. Além disso, Maura, o amor da sua vida, rompera com ele, desaparecendo sem qualquer explicação. Durante 15 anos, Nap não desistiu de procurar Maura, nem de descobrir os motivos da morte do irmão.

Agora, parece que irá finalmente saber a verdade, Quando as impressões digitais de Maura aparecem no carro alugado de um suspeito de homicídio, Nap inicia uma investigação em busca de respostas que apenas o levarão a mais perguntas - sobre a jovem que ele amava, sobre os amigos de infância que julgava conhecer, sobre a base militar desativada nas redondezas do local onde cresceu e, em especial, sobre Leo e Diana - cujas mortes são mais obscuras e sinistras do que Nap alguma vez imaginou, 

A minha opinião: 
Nap vive ensombrado pelo passado. Há 15 anos o seu irmão gémeo, Leo, e a namorada deste, Diana, morreram trucidados por um comboio. A juntar a todo este sofrimento, a namorada Maura também desaparece sem deixar rasto nessa mesma noite. 

Maura foi o grande amor da vida de Nap, assim como Leo ter sido uma parte de si, pelo que o atual homem se sinta uma pessoa incompleta. Estes acontecimentos marcariam para sempre a sua vida, daí a sua vontade de se ter tornado polícia. 

Até que num dia, Rex, um amigo do tempo do secundário, e colega de Nap apesar de numa outra localidade, é assassinado. O motivo inicial não é conhecido, mas Nal é contactados pela polícia local por causa de umas impressões digitais que aparecem no carro de Rex: as impressões de Maura!

Esse facto desencadeia um rol de acontecimentos que deixam Nap cada vez mais intrigado. Será que o desaparecimento de Maura está relacionado com a morte do irmão?

Harlan Coben cria um detective atípico, atormentado pelo passado, cuja investigação que vai tendo em paralelo com outro polícia, seja tudo menos ético. 

No fundo, o que Nap pretende é chegar à verdade nem que para isso precise de perder o seu distintivo. 

Não Desistas percorre o passado de um grupo de miúdos do secundário em paralelo com o presente que pretende por a nu o que se passou há 15 anos, numa pacata localidade que foi albergue de uma base nuclear. 

Gostei imenso de voltar a ler Harlan Coben e este seu novo livro vem provar que o autor ainda continua a agarrar o leitor de forma a que ele não consiga largar o livro até saber o seu desfecho. Muito bom. 

Mais informações no site da Presença aqui





Sem comentários: