terça-feira, 13 de novembro de 2018

O Medo - C. L. Taylor [Opinião]

Título: O Medo
Autor:  C. L. Taylor
Editor: TopSeller
N.º de Páginas: 320

Sinopse:
Quando Ben, o novo namorado de Louise, a tenta levar numa viagem-surpresa a França, ela entra em pânico, sai do carro e foge. Ben não entende. Não pode entender, porque não sabe o que aconteceu a Louise da última vez que um namorado a levou pelo canal da Mancha. Ela tinha 14 anos. Mike tinha 31. E o que aconteceu deixou marcas em Louise para sempre.

Hoje com 32 anos, Louise nunca conseguiu ter uma relação estável. Guarda o seu segredo inconfessável dentro do peito e, por isso, ninguém a conhece verdadeiramente. Depois do que aconteceu com Ben, decide fugir do mundo e isolar-se. Abandona Londres, deixa os amigos e começa a procurar um novo emprego perto da casa onde cresceu, que agora lhe pertence.

Ao instalar-se, descobre que Mike, agora com 49 anos, ainda vive e trabalha na vila. Quando o vê a beijar uma rapariga de 13 anos, Louise decide que já chega.

Está na altura de Mike sentir o medo com que Lou vive desde aquela viagem.

A minha opinião: 
Estreei-me na leitura de C. L. Taylor com Em Fuga e gostei bastante, mas este seu último livro publicado em Portugal foi ainda mais do meu agrado. A autora tem o condão de nos fazer suster a respiração nas tramas que escreve.

Mais uma vez, deparamo-nos com uma mulher forte nas suas fragilidades e em quem ninguém parece acreditar.

Louise não consegue manter uma relação por muito tempo. Depressa se descobre o porquê desta constante fuga aos compromissos. Aos 14 anos Louise namora com um homem mais velho, Mike de 31 anos que lhe deixa marcas profundas. E vamos dando conta de tudo o que a jovem passou ao longo das páginas.

Dezoito anos depois, Louise descobre que Mike continua a aliciar jovens ingénuas, que por uma razão ou outra se sentem marginalizadas na escola. Por isso mesmo, decide regressar à sua terra natal e desmascarar novamente o anterior namorado. No entanto, isto não se vai tornar numa tarefa fácil porque ninguém parece acreditar no que ela diz.

Vamos acompanhando toda a história através da vida de três mulheres: Louise (que a narra na primeira pessoa); Wendy (que surge inicialmente sem percebermos muito bem porquê); e Chloe (jovem adolescente que se apaixona por Mike, agora com 49 anos). E esse facto vai-nos dando a perceber melhor a história dentro da perspectiva das três personagens fundamentais para a trama.

O tema da pedofilia, do bullying, do dia a dia de jovens que vivem numa casa com uma família desestruturada, tudo isto é bem explanado neste história. E agradou-me sobremaneira.

À medida em que a história se vai desenrolando, a autora continua o seu enfoque na parte emocional das diversas personagens, passando pela história do passado de Lou, o que tona a narrativa ainda mais surpreendente. E sim, sentimos o medo que a protagonista sentiu quando decide "fugir" com o seu namorado. 

Posto isto só posso recomendar a sua leitura.




Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt