Título: O Terceiro Bispo
Autor: Frederico Duarte Carvalho
N.º de Páginas: 304
PVP: 17,76 €
Sinopse:
As profecias de São Malaquias anunciam que este é tempo do último papa antes da destruição da Igreja.
O monge de Pádua previu um papa vindo de longe para morrer.
O Terceiro Segredo de Fátima revela o assassinato do bispo vestido de branco.
Mas, em Roma, existem hoje dois papas, dois bispos vestidos de branco.
Quem é o verdadeiro papa e qual deles será o escolhido de Deus para
morrer pela salvação? Será o Papa Bento XVI? Ou o Papa Francisco?
E como se vê um jornalista português desempregado envolvido num plano
que vai de Fátima ao Vaticano e parece querer transformá-lo na «mão de
Deus» para cumprir as profecias?
A minha opinião:
Foi a minha estreia com um livro de Frederico Duarte Carvalho e gostei bastante do que encontrei. Um livro com muita intriga, com uma história, apesar de não ser muito original, bem escrita e entusiasmante.
O facto de estar relacionado com o Segredo de Fátima e remetê-lo à actualidade deixou-me ainda mais curiosa para chegar ao final.
Três sem-abrigo aparecem mortos, mas ao que tudo indica serão mortes naturais. O facto de aparecerem mortos em três dias seguidos e em locais conhecidos em Lisboa, aparentemente não levam a que a Polícia Judiciária investigue as suas mortes. O primeiro foi encontrado na coluna Salazar no Terreiro do Paço. Foi amarrado pelo pescoço, mas a autópsia revela que terá morrido afogado. O segundo, encontrado no Largo de Santo António, foi vítima de uma pancada na cabeça, embora o relatório da autópsia tenha revelado que sofreu uma queda fatal. O terceiro sem-abrigo apareceu junto da Igreja de S. Julião e embora a autópsia tenha revelado que terá sofrido um ataque cardíaco, foi esganado até à morte.
Os locais onde foram encontrados vão ser preponderantes para a descoberta do enigma, assim como as inscrições nos seus corpos...
O caso torna-se mais relevante quando uma loira misteriosa chega aos escritórios de António Fagundes, um advogado lisboeta e, a troco de 30 mil euros, pede que este comece a investigar a morte dos sem-abrigo. É aqui que entra em cena o ex-jornalista do Diário de Lisboa, Joaquim Barata. Barata continua com jornalismo, como freelancer, mas dedica-se a investigar casos nas horas vagas (o que nos dá a esperança de que poderão surgir mais livros com estas personagens).
A investigação envolve mais um jornalista, ex-colega de Joaquim Barata, e um professor da Universidade Católica, cujas informações serão extremamente relevantes para a conclusão do caso. O professor estabelece relações com as professias de São Malaquias (que podem ver aqui) e com o Terceiro Segredo de Fátima deixando os leitores a pensar em muitas das coincidências que vão surgindo e que aconteceram no passado.
Quem é um católico ferveroso e acredita em tudo o que aconteceu a 13 de Maio de 1917 vai ficar chocado com as explicações para a Aparição de Fátima.
De Fátima chegamos ao Vaticano, com uma tentativa de assassinar o Papa Francisco...
Adorei este livro que finalizou as minhas leituras de 2013 e recomendo a quem não o leu, pois certamente será uma óptima leitura para começar o ano em grande!
Sem comentários:
Enviar um comentário