terça-feira, 14 de março de 2023

Gosto de Mim - Antti Ervasti e Matti Pikkujämsä [Opinião]

Título: Gosto de Mim
100 sessões curtas de terapia para estar bem na sua companhia
Autor: Antti Ervasti e Matti Pikkujämsä
Editor: Pergaminho
Ano: 2023
N.º de Páginas: 224

«Mesmo uma pequena ação positiva ajudará a combater a sensação de isolamento.»

A solidão afeta-nos a todos; em menor ou maior grau, e de formas muito diferentes, mas nenhum de nós, por muito «extrovertido» que seja, consegue ficar inteiramente imune a ela. Para alguns, na verdade, trata-se de um combate que dura a vida inteira. Mas há coisas - pequenas e progressivas - que todos podemos fazer para combater esse sentimento tão opressivo. Os textos deste livro, ilustrados com evocativas imagens de simpáticos animais, são como pequenas fábulas terapêuticas que ilustram, com reflexões e intimações, como podemos reconhecer, compreender e destigmatizar a solidão, e aprender a viver (muito) bem na nossa companhia.


Quem me conhece sabe que não sou fã de livros de auto-ajuda, mas esta coleção de Gosto de Ti e Gosto de Mim chama por mim desde que foi publicada.

 
Gosto de Ti está na minha estante ainda por ler, mas o Gosto de Mim saltou logo para o meu colo para ser lido.
 
Com pequenos textos e acompanhado de belíssimas ilustrações de Matti Pikujämsä Gosto de Mim trata da solidão desde a infância até ao envelhecimento.
 
Dividido pelas diferentes fases da vida este é um livro que de uma forma simples fala sobre a solidão que de uma forma ou de outra nos vai assolando. A solidão de não ter amigos, de se sentir excluído de um grupo, sobretudo na infância, de não criar amizades para a vida ou não ter um companheiro que nos faça companhia na idade adulta. E na velhice o sentir-se só sobretudo pelo falecimento do no marido ou esposa e dos amigos de longa data.

Seja uma solidão que sempre existiu ou então o sentir-se por um curto período da nossa vida, toda a gente já se sentiu em alguma ocasião. E, por isso, temos de saber combatê-la. E é isso que este pequeno livro nos ajuda a fazer, através de pequenas fábulas acompanhadas de ilustrações fantásticas.






Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt