segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Crime antes da Oração da Tarde - Richard Coles [Opinião]

 

Título: Crime antes da Oração da Tarde
Autor: Richard Coles
Editor: Bertrand Editora
N.º de Páginas: 296

Bem-vindos a Champton, uma vila tipicamente inglesa onde a festa anual da flor é o tema de que todos falam. E o convidado especial deste ano é…um assassino.

O cónego Daniel Clement é o pároco de Champton, uma pequena vila no coração de Inglaterra. Serve a comunidade há já oito anos e partilha a casa paroquial com a sua mãe, Audrey, uma viúva obstinada e corajosa, mas ligeiramente irritante, e dois dachshunds, Cosmo e Hilda.

Quando Daniel anuncia do alto do seu púlpito um plano para uma instalação sanitária no interior da igreja - uma sanita, sacrilégio -, o seu rebanho mostra-se súbita e inesperadamente dividido. Cada um cava a sua trincheira e segredos há muito silenciados ameaçam devastar a aparente tranquilidade da povoação.

É então que Anthony Bowness, primo de lorde Bernard de Floures, benfeitor da vila, é encontrado sem vida junto dos bancos de trás da igreja - apunhalado no pescoço com um par de tesouras de poda! Impõe-se a intervenção de um detetive de lupa em punho, mas, à medida que o número de cadáveres vai crescendo, Daniel parece ser o único capaz de manter a união desta pequena comunidade… e apanhar o assassino.

🏡 Champton é uma vila típica inglesa, com uma população reduzida e onde o espaço de reunião de quase todos é a igreja. Crime antes da oração da tarde passa-se em Inglaterra, mas podia perfeitamente passar-se numa aldeia mais isolada do nosso país, onde o pároco é rei e senhor e onde as questões da igreja ocupam o dia a dia da população.

🌸 A festa anual da flor é o ponto fulcral da história. Ou pelo menos, o inicial, até que haja um acontecimento que vai mudar tudo. Avessos à mudança e a novas obras no espaço da igreja, os paroquianos vão-se dividir nas opiniões relativas ao que o cónego Daniel Clement quer implementar.

👨 A servir a comunidade há oito anos, Daniel pretende retirar algum espaço de cadeiras na igreja e construir uma casa de banho, naquele espaço para que esta possa servir uma população já de si envelhecida.
Pior é que nem todos estão de acordo e acaba por acontecer o inesperado: um assassinato em plena igreja.

🧓 Cheio de mistérios ao jeito de Agatha Christie em que até uma espécie de Miss Marple aparece em forma da mãe do cónego, este é o tipo de livro que vai agradar aos fãs do género. Adorei a capa e a parte interior do livro, em homenagem aos dois cães de raça dachshunds de Daniel, mas relativamente à construção da história achei-a por vezes confusa e densa demais.

🧔Daniel é uma personagem interessante, mas a que mais me causou impacto foi a mãe, que apesar de intrometida e chata acaba por implementar algum ritmo e interesse à história.
O enredo e os crimes em si foram explanados o que tornou este livro numa boa leitura de finais de tarde.





Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt