segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

A Menina e a Gata - Mala Kacenberg [Opinião]

 

Título: A Menina e a Gata
Autor: Mala Kacenberg
Editor: Bertrand Editora
N.º de Páginas: 256

Sinopse: 
Tendo crescido na pequena cidade polaca de Tarnogród, nas imediações de uma densa floresta, Mala Szorer teve uma infância feliz e despreocupada no seio de uma família judaica. Mas aos 12 anos, com a invasão alemã, a sua cidade torna-se um gueto e a sua família e amigos são reduzidos à pobreza extrema e à fome. Mala decide resolver o problema sozinha: corajosamente, arranca a sua estrela amarela e arrisca a vida ao fugir para as aldeias vizinhas para tentar obter comida.

No caminho de regresso, assiste à deportação dos seus entes mais queridos. Para sobreviver, Mala afasta-se de tudo aquilo que ama e vai viver sozinha na floresta, escondendo-se dos nazis e dos aldeões hostis. Mala é seguida pela sua gata, que a acompanha e parece vir em seu socorro - milagrosamente - uma e outra vez. Malach, a gata, torna-se a sua família e o seu único refúgio na solidão, um guia e uma luz para manter a esperança, mesmo perante a mais insondável escuridão.




A menina e a gata é uma leitura de não-ficção que conta a história de Mala Kacenberg, uma adolescente Polaca que vê na invasão das tropas alemãs a mudança completa da sua vida. Mala deixa a pequena localidade de Tarnogród e ruma a um gueto com a sua família e mais judeus onde passam fome e verdadeira miséria. Não fosse a destemida Mala e o facto de os seus olhos azuis e o cabelo loiro serem alvo de quaisquer suspeitas, a sua família estaria ainda em pior situação. Mala consegue arranjar comida para enganar o estômago e assim fazer com que a vida no gueto não seja tão dura.

No entanto, o inevitável aconteceu e toda a sua família foi para o campo de concentração escapando apenas ela e o avô. Mala para sobreviver acaba por abandonar tudo e partir na companhia da sua gata. Dias e dias de solidão, em busca da sobrevivência, faz com que Mala ganhe cada vez mais estratégias para passar despercebida, no entanto, tem a sorte de arranjar sempre alguém que a ajude, sempre na companhia de uma gata especial, fruto talvez da sua imaginação, mas que a vai ajudar nos momentos mais difíceis.

Apesar da temática, que me agrada, achei o livro um pouco superficial demais e com poucas ligações entre capítulos. A história pouco corrida, por vezes não situa o leitor, acabando por fazer com que a
 história seja feita de relatos esporádicos e sem seguimento.

O relato juvenil e o facto de ocultar os relatos mais atrozes que os alemães fizeram contra todos os judeus faz com que o livro seja direccionado para um público mais jovem, o que também me desagradou. No entanto, para aqueles que nunca leram nada sobre o holocausto este é um bom livro para se iniciarem.





Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt