quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Não Fales com Estranhos - Harlan Coben [Opinião]

Título: Não Fales com Estranhos
Autor: Harlan Coben
Editor: Editorial Presença
N.º de Páginas: 312

Sinopse:
Um segredo destrói a vida perfeita de um homem e coloca-o em rota de colisão com uma conspiração impiedosa neste novo e empolgante thriller de Harlan Coben.
Um desconhecido aparece subitamente - talvez num bar, num parque de estacionamento, numa loja. Ninguém o conhece. Os seus motivos são pouco claros. o que diz é convincente. Murmura algumas palavras ao seu ouvido e desaparece, deixando-o a tentar reconstituir os pedaços de um mundo desfeito.

Adam Price tem muito a perder: um casamento feliz, uma mulher bela, dois filhos encantadores, e todos os ardis do Sonho Americano: uma casa espaçosa, um bom emprego, uma vida aparentemente perfeita.
De repente, surge aquele estranho que lhe revela um segredo devastador sobre Corinne, a sua mulher. Adam decide confrontá-la e a miragem da perfeição desaparece como se esta nunca tivesse existido. De um momento para o outro, ele vê-se enredado numa trama bem mais sinistra que a dolorosa desilusão causada por Corinne e apercebe-se então de que, se não agir habilmente, a conspiração de que é alvo não só arruinará vidas - acabará com elas.

A minha opinião: 
Não Fales com Estranhos é mais um dos livros escolhidos de Harlan Coben para ser adaptado a série da Netflix. De facto, os livros do autor norte-americano dão óptimas adaptações e, apesar de estar cada vez mais viciada em séries policiais ou thrillers, continuo a dar preferência à leitura dos livros antes de as ver. 
Este é um caso raro em que a série é superior ao livro, mas ambos são muito bons. 
Gostei imenso da história que tem como premissa um segredo guardado que é revelado por um estranho. 


Adam, marido leal, pai presente e profissional excelente é abordado por um desconhecido que lhe revela um segredo que vai mudar para sempre a sua vida. O desconhecido diz-lhe que a sua mulher "encenou" a terceira gravidez, em sequência disso, também simulou um aborto. Não conseguindo guardar o segredo para si Adam acaba por confrontar a mulher que acaba por ser evasiva, dizendo-lhe que lhe dirá toda a verdade no dia seguinte num restaurante conhecido de ambos. 
O que se passa a seguir é que a mulher acaba por desaparecer sem deixar qualquer rasto. 
Paralelamente outras histórias se vão seguir, sempre com a mesma forma de agir. Um estranho surge do nada e revela um segredo que transformará a vida daquela família. 
De uma forma clara Coben coloca-nos a pensar. Toda a gente guarda segredos, uns mais escabrososos que outros, alguns segredos sem malícia, outros mais terríveis. Será importante que eles sejam revelados? Será mesmo fundamental sermos um "livro aberto" e revelarmos tudo? Este livro vem provar que muitas vezes, quando os segredos não prejudicam diretamente alguém, o mais fácil é que estas continuem no "segredo dos deuses". 





Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt