quinta-feira, 28 de maio de 2020

Um Verão de Segredos - Nikola Scott [Opinião]

Nas vésperas da Segunda Guerra Mundial, os segredos de uma mulher põem-na em perigo… Agosto de 1939: na tranquila Summerhill, a órfã Maddy esconde-se do mundo e dos rumores da guerra que se avizinha. Então, a sua adorada irmã Georgiana regressa de uma longa viagem com um novo amigo, o atraente Victor. Maddy receia que Victor não seja nada do que aparenta, mas não imagina o perigo que entrou nas suas vidas… Hoje: Chloe acaba de descobrir que está grávida. Seria uma época de felicidade, mas ela teme pelo seu futuro, apesar da devoção do marido. Quando o acaso a leva a Summerhill, é atraída pelo mistério do que lá aconteceu há décadas. E o passado volta para tocá-la de um modo que poderá mudar tudo… Neste novo romance de Nikola Scott os destinos de duas mulheres de diferentes gerações cruzamse e revelam-lhes um terrível ponto em comum: na vida de ambas nem sempre os homens são o que parecem à primeira vista. Uma narrativa envolvente, plena de segredos e receios, sobre a família, a amizade, a confiança, a coragem e o amor.

A minha opinião: 
Como o seu livro anterior, Nikola Scott enceta uma história que se passa em duas épocas diferentes. 
A primeira passa-se em 1939, um período que antecede a entrada da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial até ao início da mesma, e a atualidade onde encontramos uma mulher fragilizada, que vive um casamento que a oprime e que não a deixa quem ela quer realmente ser. 

Num momento, estas duas histórias vão cruzar-se quando Chloe, a personagem da atualidade é contatada para fazer uma sessão fotográfica a uma antiga escritora que, depois de um estrondoso sucesso de um livro infantil há muitos anos, desapareceu completamente sem que ninguém saiba dela. 

Contrariando a opinião do seu marido, Chloe acaba por conhecer Madeleine, a escritora que também a acompanhou na sua infância e do seu irmão através da história de Foxie, uma raposinha que sempre os encantou. 

Verão de 1939 - Madeleine e Georgiana reencontram-se ao fim de algum tempo separadas. Georgiana regressa à casa de família completamente mudada e traz com ela uns amigos um pouco estranhos. Apesar da cumplicidade de ambas continuar a existir, a reação de ambas acaba por esmorecer devido ao relacionamento amoroso de Georgiana e Víctor. 

Gostei imenso deste livro, mais ainda do que do anterior. Fiquei completamente viciada na história destas personagens que em muito me fez lembrar Ao Fechar a Porta de B. A. Paris que é um dos meus livros favoritos. 

O que primeiramente achamos que vamos ter uma personagem completamente frágil, no caso de Chloe, vamos percebendo ao longo da leitura que ela se vai fortificando. Apreciei ver a evolução da personagem que acompanhou muito bem a história. 

Esta é uma leitura que recomendo sem quaisquer reservas. 




Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt