quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Guerra e Paz: Dos vencidos também reza a história

Título: Os Vencidos da História
Autor: José Jorge Letria
Género: Não-Ficção / História
N.º de Páginas: 192 
PVP: 15,50 €

Nesta rentrée, José Jorge Letria mostra-nos que dos vencidos também reza a história. No livro Os Vencidos da História, o escritor e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores reúne análise, factos e biografia de heróis e anti-heróis de todos os tempos. Uma obra plena de episódios e curiosidades, essencial para compreender o passado. Nas livrarias a 3 de Setembro, com a chancela da Guerra e Paz, Editores.

Ao contrário do que possamos pensar, a história não é feita de dualidade. Mesmo os grandes heróis e os gloriosos conquistadores não venceram sempre. Muitos imortalizaram-se justamente por derrotas que influenciaram o curso da história.

Foi esta premissa que levou José Jorge Letria a escrever o livro Os Vencidos da História, uma obra na qual o presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) nos apresenta as histórias de homens e mulheres, de todas as eras, cujas derrotas mudaram o mundo. Do general e estadista cartaginês Aníbal (247-183 a. C.), que ousou derrubar Roma, até ao jornalista saudita Jamal Kashoggi (1958-2018), que, em nome da verdade enfrentou a morte.

De todos os tempos, de todos os lugares. Recorde os catorze portugueses que marcaram a história do país e do mundo, mas aos quais a sorte não sorriu no final. De Fernão de Magalhães (1480-1521), que seis séculos depois continua a gerar polémica, a Otelo Saraiva de Carvalho (1936), um dos heróis do 25 de Abril de 1974, que não guarda boas memórias do dia 25 de Novembro de 1975.

Independentemente do carácter, do poder ou das intenções, todas as figuras presentes neste Os Vencidos da História terminaram derrotadas. Desde os aparentemente invencíveis Júlio César e Napoleão aos revolucionários inspiradores, como Che Guevara e Martin Luther King, passando pela inocente Anne Frank e pelo generoso Aristides de Sousa Mendes, até aos «vilões» Benito Mussolini, Pablo Escobar, Saddam Hussein ou Osama bin Laden.

Este não é apenas mais um livro de curiosidades históricas, é um livro que nos convida a embarcar numa surpreendente viagem ao passado pela rota dos desequilíbrios que atormentaram vidas e interromperam sonhos. Dia 3 de Setembro nas livrarias e em www.guerraepaz.pt.

O lançamento será no próximo dia 12 de Setembro, pelas 18h30, na Sala Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa. A sessão contará com a apresentação do jornalista e director da agência Lusa, Nicolau Santos, e com a actuação musical de Carlos Alberto Moniz.






De leitura obrigatória neste regresso às rotinas e às leituras, Os Vencidos da História é o sucessor de Mal Por Mal, Antes Pombal e D. Dinis, Um Destino Português, os mais recentes livros de José Jorge Letria publicados pela Guerra e Paz.






Nas livrarias a 3 de Setembro

Guerra e Paz Editores

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt