terça-feira, 24 de setembro de 2019

Deixa-me Mentir - Clare Mackintosh [Opinião]

Título: Deixa-me Mentir
Autor: Clare Mackintosh
Editor: Cultura Editora
N.º de Páginas: 320

Sinopse:
Quando a verdade é demasiado cruel, a mentira é a melhor saída.

Depois do seu pai e da sua mãe terem acabado com as próprias vidas de maneira muito parecida, em dois suicídios brutais e com intervalo de apenas alguns meses, Anna está a tentar virar a página do passado trágico da sua família e recomeçar a sua vida.
O novo namorado e o filho vieram para trazer à Anna alguns sorrisos no meio do caos. Mas, mesmo com todo o seu esforço para superar os seus traumas e se entregar aos novos começos, o seu passado de repente volta à tona trazendo ainda mais dor e devastação.
No primeiro aniversário da morte da sua mãe, Anna recebe um bilhete anónimo e perturbador: Suicídio? Pensa melhor. Será possível que alguém poderia ser cruel ao ponto de fazer uma brincadeira dessas? Ou de facto existe algo por trás do suposto suicídio de seus pais?

No fundo, Anna nunca entendeu como eles tinham sido capazes de tirar as suas próprias vidas de maneira tão cruel.
Deixa-me Mentir tem o ritmo lancinante que é a marca de Clare Mackintosh. Carregado de reviravoltas, deixa qualquer um em estado de choque da primeira à última página.

A minha opinião: 
Anna é uma mulher frágil. Com um companheiro e uma filha pequena, vive ainda balada com a morte repentina dos pais que se suicidaram com pouco tempo de diferença.

Até que no primeiro aniversário da morte da mãe recebe um bilhete que levanta a questão do suicídio, levando-a a pensar que as mortes não terão sido como pensa. 

Os pais suicidaram-se no mesmo local e com o mesmo método. Depois com o bilhete Anna pensa que os pais terão sido assassinados e pede ajuda a um polícia reformado, que tudo faz para descobrir toda a verdade.
Paralela à história, o investigador tem uma história bastante pesada. A mulher sofre de ma doença mental degenerativa que a leva a ficar internada constantemente, mas que acaba por ser uma peça chave para o ajudar na resolução do caso.

Já Anna é constantemente desacreditada por causa da sua fragilidade e da dificuldade em fazer o luto. 
Do ponto de vista psicológico este é um livro muito bem conseguido colocando dúvidas até no próprio leitor, fazendo, por vezes, que nos questionemos onde estará a verdade.

O que me levou a acreditar na protagonista foi a história contada por uma segunda pessoa que vai surgindo ao longo do livro, embora pouco desvendando e nada previsível.

Mais uma vez fiquei encantada com a história e com a forma de escrever de Clare Mackintosh, que já me tinha surpreendido pela positiva com o livro Estou a Ver-te.

Gostei imenso.






4 comentários:

Paula Frazão disse...

Quero começar por dizer que sou uma leitora apaixonada do seu Blog! Parabens pelo trabalho!
Como leitora fanática quero partilhar que a leitura de livros desta autora na Amazon também tem sido uma boa descoberta e recomendo!

https://amzn.to/2ncESfj

Boas leituras!

Maria Manuel Magalhães disse...

Oh Paula, nem imagina como essas palavras me deixam contente.

Esta autora tem sido uma excelente descoberta. Tenho gostado imenso dos seus livros

Boas leituras!

Marisa Luna disse...

Bem, deve ter sido uma ótima leitura!
Fiquei curiosa, pois não conheço a obra nem a autora.
Obrigada!!

Maria Manuel Magalhães disse...

É um ótima leitura sim. Recomendo

WOOK - www.wook.pt