quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Obras Exclusivas do Círculo de Leitores

Livros para as crianças e para os adultos. Livros de ficção e de não ficção. Livros sobre arte, cultura, ciência e gastronomia. E são obras exclusivas do Círculo de Leitores.

Para enriquecer a coleção Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, exclusiva do Círculo de Leitores sob a égide da Universidade de Coimbra e da Universidade Aberta e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Ministério da Educação e da Biblioteca Nacional de Portugal, e com direção de José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais, estão agora disponíveis os volumes 7 e 20.

Volume 7, «Primeiras Obras de Dramaturgia», com coordenação de Miguel Real e Ricardo Ventura.
A fonte do teatro português moderno e contemporâneo reside no século XVI como um todo. É o seu berço e o seu princípio. É no conjunto de autores daquele século, e nas suas obras, que se encontra o elã vital de onde emana a arte portuguesa de representação teatral. Há, portanto, que registá-lo no seu todo e não sobrevalorizar um ou outro autor.
Assim, «Primeiras Obras de Dramaturgia» percorre, no contexto da produção teatral, o arco literário irrepetível que vai de Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno e Auto de Inês Pereira) a Jorge Ferreira de Vasconcelos (Comédia Ulissipo), passando por figuras e obras fundamentais da dramaturgia portuguesa de Quinhentos como Anrique da Mota (A Vasco Abul), Afonso Álvares (Auto de Santo António), Baltasar Dias (Tragédia do Marquês de Mântua e do Imperador Carlos Magno), António Prestes (Auto dos Dois Irmãos), António Ribeiro Chiado (Auto das Regateiras), Francisco Sá de Miranda (Os Estrangeiros), António Ferreira (Castro) e Luís de Camões (Filodemo).

Volume 20, «Primeiros tratados de música», com coordenação de Rui Vieira Nery
Primeiros tratados de música reúne num mesmo volume os dois primeiros tratados teórico-musicais simultaneamente de autoria portuguesa inequívoca, escritos em português e publicados em Portugal: a Arte de cantochão de Pedro Talésio (1618) e a Arte de música de canto de órgão e cantochão de António Fernandes (1626). Estes foram durante cerca de seis décadas os dois textos de didática musical de autores nacionais que mais impacto tiveram na formação de gerações sucessivas de jovens músicos portugueses e que mais nos ajudam hoje a reconstruir o universo das referências teóricas internacionais que regeram a composição e a prática musicais no nosso país no século XVII.

Acaba de ser publicado o quarto volume da coleção «Arte e Ciência», de Paulo Pereira, «Descrição do Cosmo». Dá-nos conta da fascinante tensão gerada entre os antigos saberes e a descoberta dos novos modelos geográfico e astronómico resultantes das viagens marítimas e das pesquisas desenvolvidas entre os séculos XV e XVIII. Modelos que nos trouxeram um novo mundo povoado de animais até então desconhecidos do Velho Continente, novas plantas, novas árvores e mais do que isso: novos homens. Nesse período desponta uma nova geografia e uma revolução antropológica sobre as quais assenta o modelo de configuração da Terra, do cosmo e da humanidade que hoje conhecemos. Tais novidades influenciaram naturalmente a representação visual do cosmo em domínios como a cartografia, a pintura, a arquitetura, a ilustração e as artes decorativas.

«A Sombra do Passado», o romance de estreia de Nikola Scott, foi traduzido para mais de dez línguas e acaba de chegar a Portugal em exclusivo pelo Círculo de Leitores. The acordo com o The Daily Mail, «Se está à procura de uma história bem escrita, intrigante e recheada de segredos de família, leia este brilhante romance de estreia.»
Corre o ano de 1958, Elizabeth Holloway é enviada para longe da sua casa de Londres, para passar o verão em Hartland, uma bela propriedade no litoral do condado de Sussex, no Sul de Inglaterra. Para a linda e inocente Elizabeth, os Shaws são um modelo de sofisticação e tratam-na como se fosse da família, mas quando ela se apaixona, ninguém a avisa que os seus sonhos são perigosamente ingénuos. Quarenta anos mais tarde, a filha de Elizabeth, Addie, encontra uma estranha à sua porta, uma mulher que afirma ser sua irmã gémea. A princípio, Addie recusa-se a acreditar nisso — até que o seu amado pai admite que as circunstâncias do seu nascimento não foram as que ela tinha sido levada a crer que foram. A revelação desafia tudo o que Addie achava que sabia sobre a mulher brilhante e difícil que tinha sido a sua mãe. E como a vida os leva de volta ao passado de Elizabeth, Addie e sua nova irmã Phoebe descobrem a extraordinária história de uma criança perdida, o segredo de uma mãe, e um verão de ouro que mudou a vida de uma mulher para sempre.

Nascida na Alemanha, Nikola Scott estudou Literatura Inglesa e Americana antes de se mudar para o estrangeiro para trabalhar como um editora de ficção, em Nova York e Londres. Após mais de uma década a trabalhar na edição, decidiu tornar-se escritora a tempo integral. A Sombra do Passado é o romance de estreia de Nikola e foi traduzida para mais de dez línguas. Vive em Frankfurt, Alemanha, com o marido e filhos.

Em todas as bibliotecas, existem livros intemporais. Foram inúmeras as gerações que os leram e amaram. Que viajaram com Gulliver, exploraram com Phileas Fogg ou riram com Josephine March. Agora, o Círculo de Leitores reúne todos estes personagens numa magnífica coleção com belíssimas ilustrações da artista italiana Francesca Rossi.
Numa edição de grande formato e com mais de 50 aguarelas e desenhos, «A volta ao mundo em 80 dias», do francês Júlio Verne, é um autêntico modelo para contos e livros vindouros. A corrida eufórica contra o tempo do excêntrico Phileas Fogg e do seu fiel mordomo Passepartout numa volta ao mundo, para ganhar uma aposta, é aqui apresentada numa edição cuidada e moderna, graças às magníficas ilustrações de Francesca Rossi, uma artista que capta de forma sublime e delicada a atmosfera da narrativa, em mais de 50 aguarelas e desenhos. 115.200 minutos: este é tempo que o inglês Phileas Fogg tem para deixar a Europa, atravessar os oceanos, atravessar a Ásia e os Estados Unidos e regressar a Inglaterra. Será que este cavalheiro determinado vai ser capaz de superar as incontáveis e inesperadas dificuldades na sua volta ao mundo e ganhar a aposta?
Os próximos volumes da coleção Clássicos da Literatura Ilustrados serão «Mulherzinhas», adaptada da obra de Louisa May Alcott; e «As Viagens de Gulliver», adaptada da obra de Jonathan Swift.



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