terça-feira, 15 de janeiro de 2019

«Dunbar e as Suas Filhas», de Edward St Aubyn, é um romance extraordinário sobre a traição e as consequências devastadoras de uma vida enlouquecida pelo poder e o dinheiro

Título: Dunbar e as suas filhas
Autor: Edward St Aubyn
Género: Literatura / Romance
Tradução: Vasco Teles de Menezes
N.º de páginas: 232
PVP: 17,70€
Data de publicação: 18 de janeiro

Considerado um dos melhores escritores da sua geração, Edward St Aubyn apresenta-nos um romance extraordinário sobre a traição, a crueldade, a disfunção familiar e o perdão como consequências devastadoras de uma vida enlouquecida pelo poder e o dinheiro. Dunbar e as Suas Filhas chega às livrarias esta sexta-feira, dia 18 de janeiro, trazendo, 400 anos depois, uma nova perspetiva de uma das maiores e mais angustiantes obra de Shakespeare, O Rei Lear, mas mantendo aquilo que são as linhas mestras daquela obra-prima.
No argumento da obra original, o rei enlouquece após ser traído por duas das suas três filhas às quais tinha entregado o seu reino. Nesta nova versão, Edward St Aubyn apresenta Henry Dunbar, o outrora todo-poderoso dirigente de um forte grupo global de comunicações, que entrega o controlo da companhia às suas duas filhas mais velhas.
Mais que uma reinterpretação do original de Shaskespeare, Edward St Aubyn escreve uma história brilhante e inteligente.

Sinopse:
A recriação de uma das tragédias mais lidas de Shakespeare, O Rei Lear, feita por um dos mais aclamados romancistas britânicos contemporâneos.
Henry Dunbar, o outrora todo-poderoso dirigente de um forte grupo global de comunicações, não está a ter um bom dia.
Envelheceu e foi entregando o controlo da companhia às suas duas filhas mais velhas, Abby e Megan, mas a sua relação com elas foi-se deteriorando a tal ponto que hoje duvida das decisões passadas. Enclausurado numa sofisticada casa de repouso da Inglaterra rural, tendo apenas como companhia um artista alcoólico semilouco, Dunbar decide fugir. Enquanto escapa pelas colinas, a família está no seu encalço. Mas quem o encontrará primeiro? Florence, a filha mais nova, ou as insaciáveis Abby e Megan, filhas mimadas e cruéis de Dunbar, sempre atrás do seu dinheiro.
Edward St Aubyn disseca com precisão e de forma sublime as agonias da vida familiar num romance de crítica minuciosa aos tempos modernos.

Sobre o autor:
Nascido em 1960, Edward St Aubyn é autor de diversos romances, todos altamente elogiados e premiados pela crítica e pelo público. Desde cedo, reparte a sua vida entre dois territórios privilegiados onde a família tem casa, a cidade de Londres e a França.
Frequentou a Westminster School, em 1979 entrou para o Keble College, em Oxford, e com 25 anos tornou-se escritor profissional.



Sem comentários: