sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Meu - Susi Fox [Opinião]

Titulo: Meu
Autor: Susi Fox
Editor: Bertrand Editora
N.º de Páginas: 304

Sinopse:
Uma mãe diz que o recém-nascido que lhe trazem não é seu. Depressão pós-parto? Ou um dos piores pesadelos de uma mãe? Sasha vê-se obrigada a um parto prematuro, por cesariana. Mas quando o bebé nasce, ela diz que não é seu. Todos interpretam aquilo como um caso grave de depressão pós-parto, mas a situação piora. Sasha torna-se amiga de Brigitte e fica horrorizada ao descobrir que o filho dela é de facto o seu.

O bebé acaba por morrer de uma infeção e Sasha dá tudo por tudo para ficar com o seu «filho» Toby.

A minha opinião: 
Meu de Susi Fox trouxe-se sentimentos contraditórios. Adorei a premissa de uma troca de bebés na maternidade, mas história enrolou de tal forma, que houve uma altura que achei a narrativa entediante.

Depois de uma gravidez muito desejada, já que levou muito tempo para conseguir levar a gravidez até ao fim, Sasha acorda num hospital e quando olha para o filho, de imediato diz que não é seu. Esta rejeição é associada a uma depressão pós-parto aliado à sua história passada, e ninguém parece acreditar no que Sasha diz. Nem mesmo o marido que afiança que nunca esteve longe dela desde que entrou no hospital até ao nascimento do seu filho.

A história, contada através de Sasha, descreve na perfeição os receios de uma mãe de primeira viagem. Houve alturas que fiquei sem fôlego só pelo desenrolar da narrativa e da angústia da mãe ao longo dos dias em que esteve internada. O enredo é ainda enriquecido porque sabemos que Sasha é médica, pelo que ela nos vai dando provas de que não está louca e algo de mal se passa à sua volta.

De facto, o hospital para onde foi levada de urgência não traz qualquer segurança, desde a enfermeira estranha que trata de Sasha, até ao pessoal médico.

Felizmente este sentimento de troca de bebés nunca me ocorreu quando fui mãe, até porque a minha filha nunca saiu do meu lado. Nem sequer foi para uma enfermaria. Desde que nasceu ficou sempre no quarto comigo, daí ser impossível uma qualquer troca. No entanto, tenho conhecimento de um caso, que me é próximo, de uma troca de um bebé. Não fosse o caso do bebé ser negro talvez tivesse havido uma troca intencional.

Meu é um thriller psicológico intenso que nos leva ao limite. O facto de querermos ter voz e ninguém nos ouve, ninguém liga ao que dizemos é sufocante. O que me desagradou e me fez dar apenas 3 estrelas foi o facto de o livro não ter desenvolvido como gostaria. A história foi desenrolando aos poucos, para depois, ter um final abrupto. Fora isso foi uma boa leitura.


Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt