quinta-feira, 25 de outubro de 2018

O Homem nas Sombras - Phoebe Locke [Opinião]

Título: O Homem nas Sombras
Autor: Phoebe Locke
Editor: Editorial Planeta
Páginas: 328

Sinopse:
Um livro que ficará na memória dos leitores.

Um assassínio sem sentido. Uma lenda maléfica. Uma família perseguida.
1990: Nas profundezas da floresta, três raparigas consagram-se a uma figura sinistra.
2000: Uma jovem mãe desaparece, abandonando o marido e a filha bebé.
2018: Uma adolescente é acusada de assassínio e o seu julgamento chocará o mundo.
Três acontecimentos arrepiantes ligados pela sombra que ele lança. Ele é o Tall Man. Ele pode fazê-lo sentir-se especial.
Um romance que se destaca pela originalidade e ousadia e por um fim verdadeiramente inesperado.


A minha opinião: 
Livros cuja história se passa em duas ou mais épocas distintas são dos meus favoritos. Por isso, logo que li a sinopse O Homem nas Sombras foi directamente para a minha wishlist. Felizmente não ficou lá muito tempo uma vez que a Planeta teve a gentileza de me oferecer um exemplar e comecei a lê-lo com grandes expetativas.

Com forte inspiração numa história verídica ocorrida nos Estados Unidos, onde em 2014 uma miúda de 12 anos foi apunhalada dezanove vezes por duas colegas da mesma idade. A razão que levou estas duas raparigas a fazê-lo terá sido a lenda urbana do Slender Man, que se terá espalhado pela internet.  O Homem nas Sombras foca-se na lenda desse ser místico, tendo a autora mudado ligeiramente o nome do "bicho-papão", um ser que adora crianças e que vive na floresta.

As três miúdas estão lá, na história e o que se passou em 1990 mudou completamente as suas vidas quando conhecem o Tall Man.

No ano 2000 Sadie, decide abandonar a filha e parte misteriosamente.O facto de ter sido mãe muito jovem, enquanto ainda estava a estudar, e o medo do passado a ensombrá-la, fá-la deixar Miles e a filha sozinhos.

Dezoito anos depois, Sadie surge novamente na vida de Miles e encontra a sua filha Amber, que pouco tempo depois é acusada de homicídio.
Como é fácil perceber todas estas histórias se cruzam e têm todos uma figura mítica que as liga: o Tall Man.

Achei a história obscura de mais. A autora vai dando poucas pistas ao longo da narrativa, o que torna a sua leitura um pouco pesada e aborrecida. Em suma, o que poderia ter resultado numa excelente história acabou por defraudar as minhas expetativas.




Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt