terça-feira, 4 de setembro de 2018

Planeta: Apostas para a Rentrée

QUARENTA DIAS SEM SOMBRA, Olivier Truc
Setembro
Vencedor de 22 prémios literários. O aclamado e premiadíssimo romance de estreia do autor francês Olivier Truc é um policial étnico fascinante que nos leva a uma terra misteriosa, a Lapónia, e à descoberta da cultura e do povo Sami, um dos últimos povos indígenas da Europa, quase desconhecidos e em risco de desaparecerem.
Olivier Truc é jornalista e correspondente do Le Monde e do Le Point, em Estocolmo.
Especialista nos países nórdicos e bálticos, o autor conhece bem a região que tem como pano fundo este policial magnífico e intenso, escrito num estilo directo e vigoroso
VINDA DO AUTOR A LISBOA - 13 SETEMBRO.

O DESAPARECIMENTO DE JOSEF MENGELE, Olivier Guez
Outubro
Josef Mengele foi um oficial alemão das SS, conhecido como O Anjo da Morte. Trata-se de um dos maiores criminosos de guerra de sempre. Nunca foi capturado ou julgado. No campo de concentração de Auschwitz foi o chefe da equipa médica que seleccionava quem iria ser morto nas câmaras de gás e quem serviria de cobaia nos seus testes de genética experimentais, cuja intenção era provar a supremacia da hereditariedade sobre o ambiente e assim reforçar a premissa nazi da superioridade da raça ariana.
O investigador francês, Olivier Guez, descreve a sua fuga da Alemanha e como e onde se refugiou, sob que identidades, na América do Sul (Argentina, Paraguai e Brasil), até morrer, em 1979. Foi enterrado com um nome falso; os seus restos mortais foram exumados em 1985 e identificados através de exame forense, confirmado por análise do ADN em 1992. Uma biografia romanceada, baseada em factos verídicos e numa investigação rigorosa e exaustiva.
VINDA DO AUTOR A LISBOA - OUTUBRO 

O RAPAZ À PORTA, Alex Dahl
Outubro
Um thriller psicológico muito poderoso que é obra de estreia desta escritora norueguesa.
Um livro muitíssimo bem escrito, com uma excepcional caracterização das personagens e tensão do suspense muito bem conseguida. É obscuro, inteligente e emocionante, é impossível parar de ler. Numa pacífica cidade escandinava onde a violência nunca aconteceu uma rede de mentiras tão densa que quase se torna impenetrável irá abalar não só a cidade como também a comunidade.
VINDA DA AUTORA A LISBOA - OUTUBRO

BRIEF ANSWERS TO THE BIG QUESTIONS (título original), Stephen Hawking
Novembro
O físico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas do nosso tempo, percorre algumas das maiores questões e mistérios da humanidade. Será que a Humanidade vai sobreviver? Deus existe? Devemos colonizar o espaço? São algumas das questões avançadas e apaixonadamente comentadas por Hawking, uma das mentes mais brilhantes de sempre.

ROMANCE
O AMOR QUE SINTO AGORA, Leila Ferreira
Setembro
A partir de uma história verdadeira, Leila Ferreira escreve um dos romances mais tocantes da literatura brasileira actual. Escritora e jornalista, Leila constrói uma narrativa de extrema sensibilidade a partir de uma carta deixada pela sua mãe antes de morrer. O livro é uma resposta a essas palavras, e uma sucessão de confissões e relatos sobre o processo de luto e de aprendizagem de vida da autora. Forte e delicado, ele passa em revista o passado das duas e ajuda a escritora a aceitar algumas situações dolorosas da sua vida, como o abuso, a violência sexual e a depressão. Prefácio de José Eduardo Agualusa.
AUTORA NO FESTIVAL FOLIO, ÓBIDOS – 29 SETEMBRO

A NOSSA FORMA DE CRUELDADE, Araminta Hall
Setembro
Um romance profundamente inquietante onde um jogo secreto entre amantes tem consequências mortais. Este tipo de amor tóxico que conduz à obsessão, está muito bem descrito no livro e a autora dá-nos acesso a uma mente retorcida de um stalker.

ALGUÉM COMO TU, Megan Maxwell
Outubro
Da mesma autora da série erótica de grande sucesso Pede-me o que Quiseres, um novo romance, na mesma linha romântica de Deixa-te Levar e O Teu Aroma a Pêssego. Embora o amor possa ter uma data de validade, às vezes, podes conservá-lo toda a vida.

ONE DAY IN DECEMBER, Josie Silver
Novembro
Um amor que resiste ao longo dos anos a todas as vicissitudes. A história de um amor à primeira vista e todos os encontros e desencontros do par romântico, até ficarem juntos.

A FILHA DA PROFECIA, Juliet Marillier
Setembro
A reedição do último livro da trilogia original de Sevenwaters, da autora best-seller do género fantástico, esgotado há alguns anos.

FILHOS DE SANGUE E OSSO, Tomi Adeyemi
Setembro
Um romance sobre o povo Maji Maji, um povo real que se rebelou contra a Alemanha: a Guerra Maji Maji foi uma revolta armada, que durou de 1905 a 1907, contra o domínio colonial alemão no território da actual Tanzânia. Um épico de fantasia que se diferencia dos temas mais comuns, baseado na cultura africana e mitologia com um pano de fundo.
Este romance de estreia da autora foi o livro da Feira de Bolonha do ano passado. Entrou directamente para o 1.º lugar do top do The New York Times, onde ainda permanece.

NÃO-FICÇÃO
O PODER DO NOSSO CÉREBRO, Kaja Nordenberg
Em 2014, com 26 anos, Kaja Nordengen tornou-se a mais jovem médica da Noruega. Neurologista e investigadora em Neurociência, explica de forma clara e apelativa, fundamentada cientificamente, todos os segredos da mente humana, o mais misterioso órgão do nosso corpo, sobre o qual mais descobertas científicas continuam a fazer-se, mas sendo o que mais permanece por descobrir.

FELIZ PARA SEMPRE, Pedro Brás
Fundador da maior clínica de psicoterapia de Portugal, a Clínica da Mente, e investigador
do modelo psicoterapêutico HBM, Pedro Brás explica neste livro que a infelicidade,
a tristeza, a angústia não têm de ser permanentes. Não devem sequer manter-se nas
nossas vidas. Ajudar a fazer os outros felizes tornou-se uma missão pessoal de Pedro Brás
e este livro é o reflexo dessa vontade, onde o autor guia o leitor pelos seis pilares para
construir a felicidade permanente.

POR QUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS?, Mario Sergio Cortella
Um fenómeno de vendas editorial no Brasil, com mais de 350 mil exemplares vendidos.
Filósofo e escritor, Cortella reflecte sobre uma das maiores fontes de mal-estar do mundocontemporâneo: a dificuldade em encontrar ânimo para o trabalho. Uma obra fundamental para quem sonha com a realização profissional sem prescindir da vida pessoal.

DIZER PALAVRÕES FAZ BEM, Emma Byrne
Uma divertida e espirituosa defesa dos nossos tão apreciados palavrões, baseada na mais credível investigação científica e case studies históricos. Uma narrativa informal que percorre a ciência do calão, passando pela sociologia, psicologia, neurociência e pela antropologia.

NÃO ME CHAMEM BOM PAI, Nuno Graciano
Foi um conhecido apresentador de televisão, em vários canais, durante mais de 20 anos. Há dois
anos foi afastado da CMTV e, sem acesso à profissão de sempre, recomeçou a sua vida
profissional do zero, montando uma empresa de queijos DOP da Serra da Estrela. Tem 4 filhos
entre os 8 e os 20 anos. Toda a sua vida se pautou por ser muito presente na vida das crianças.
A sua reputação de «bom pai» espalhou-se. O livro baseia-se na sua experiência pessoal com os
seus filhos, a sua ex-mulher, com a actual mulher, passando pela mudança de vida profissional.

DICIONÁRIO DE INSULTOS, Sérgio Luís de Carvalho
Uma nova edição revista e ampliada deste primeiro dicionário do género, que há quatro anos foi
um sucesso de vendas. Fique a conhecer a história e a origem de mais de quinhentos
insultos que todos nós conhecemos, melhor ou pior. Nesta edição, o conhecido humorista
Fernando Alvim apresenta e comenta algumas dezenas de insultos.

GREAT AT WORK (título original), Morten T. Hansen
Um livro totalmente inovador, escrito por um professor da universidade de Berkeley, que
baseia a investigação em sete práticas que influenciam o sucesso e eficácia no trabalho.


Sem comentários:

o-homem-de-giz-billboard