domingo, 18 de março de 2018

Novidades Planeta para março

Título: Dos Dois Lados da Barricada
Autor: Luísa Luiz-Gomes
N.º de Páginas: 336 págs + 16 págs extratextos 
PVP: 20,95€ /
Nas livrarias a partir de 20 de Março

Um documento histórico surpreendente que revela as histórias privadas e de intervenção pública de quatro famílias com tradição política – Arons/Barradas de Carvalho, Teotónio Pereira, Pinto Leite e Luiz Gomes (a família da autora) –, que superaram dificuldades de períodos de guerra e de revolução reinventando-se ao longo das décadas.
Como foi vivido o pré e o pós 25 de Abril no seio das famílias portuguesas mais conservadoras?
Que impacto teve a abrupta mudança no regime político?
A esquerda e a direita, Deus e a pátria, a Monarquia e a República, a família e a sociedade, a ditadura e a liberdade pelo olhar – tantas vezes contrastante – de matriarcas, patriarcas e destacados dirigentes nacionais de quatro famílias tradicionais portuguesas com apelidos sonantes.
Um livro de relatos contados na primeira pessoa por vários matriarcas e patriarcas destas quatro famílias: Ruth Arons, Alberto Braga Arons de Carvalho, Maria Teresa de Jesus Pinto Coelho Dória Nóbrega, Nuno Teotónio Pereira, Joana Teotónio Pereira, Vasco Pinto Leite, Maria Domingas Mendoça Folque, Constança Pinto Leite, António Pinto Leite, António Luiz Gomes, Ruy Luís Gomes e Luísa Luiz- Gomes.
Do final da monarquia ao PREC, o tradicionalismo, a controvérsia e até a conspiração, num documento histórico surpreendente e enriquecedor.
Testemunhos de como filhos cresceram longe de pais exilados; de como pais com importantes cargos no sistema político ajudaram filhos presos por serem «revolucionários»; de como irmãos lutaram em diferentes lados da barricada sem faltar aos jantares semanais de família.
Como famílias politizadas portuguesas sobreviveram à mudança, à perseguição e até às injustiças, sem perder a fé no pluralismo político. Por vezes, divergentes na ideologia, mas sempre convergentes no coração.

Sobre a autora
Luisa Luiz-Gomes nasceu em Lisboa, em 1962.
Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em 1987. Trabalhou como jornalista no vespertino A Capital, onde assinou diversos trabalhos de reportagem, entrevistas e suplementos temáticos, e colaborou, em regime de freelancer, com as revistas Pais, Pais & Filhos e Máxima e Caras.
Fez parte do quadro da revista Olá!SEMANÁRIO, onde realizou entrevistas de vida e traçou o perfil de várias figuras que se destacaram na sociedade portuguesa.
Trabalhou como redactora em Comunicação e Imagem.
Traduziu livros de literatura infantil e juvenil.
É casada e tem três filhas.

DEPOIS DE O NOME DE DEUS É MISERICÓRDIA
O NOVO LIVRO DO PAPA: DEUS É JOVEM
LANÇAMENTO INTERNACIONAL 20 DE MARÇO
O Grupo Planeta publicará esta obra, simultaneamente, em Portugal, Espanha e América Latina.
Deus é Jovem, o novo livro-entrevista do Papa Francisco, vai ser publicado, com um grande lançamento internacional, no dia 20 de Março.
Dois anos depois de O Nome de Deus é Misericórdia, publicado em mais de 100 países, chega este novo projecto editorial que enriquece o pontificado do papa Francisco. O Santo Padre dedica o ano de 2018 às gerações jovens, como preâmbulo do grande Sínodo dos Jovens, que se celebrará no Vaticano, em Outubro.
Deus é Jovem será publicado em todo o mundo, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude, que se celebram durante o domingo de Ramos, no Vaticano e nas dioceses dos cinco continentes.
Tal como em O Nome de Deus é Misericórdia, o Papa quis escrever, com a sua mão e a sua letra, o título de capa de Deus é Jovem nas 6 principais línguas.
Uma conversa com Thomas Leoncini
Neste livro-entrevista, baseado nas conversas com Thomas Leoncini e assinado pelo papa Francisco, ele dirige-se aos jovens de todo o mundo, de dentro e fora da Igreja, num diálogo corajoso, intimista e inesquecível.
Uma mensagem de libertação que atravessa o presente e desenha o futuro, construindo uma ponte entre gerações, destinado a renovar as nossas sociedades desde a raiz.
Conversando com o jornalista Thomas Leoncini, Francisco analisa com intensidade e paixão os grandes temas da actualidade, e pretende dar às novas gerações, que considera serem os grandes descartados e esquecidos do nosso tempo agitado, o papel de protagonistas da nossa história comum.
Deus é Jovem antecipa e prepara o Grande Sínodo dos Jovens, que se celebrará no Vaticano, em Outubro deste ano.

Francisco (Jorge Mario Bergoglio)
Nascido em Buenos Aires a 17 de Dezembro de 1936, é desde 13 de Março de 2013 Bispo de Roma e o 266.º papa da Igreja Católica. No dia 13 de Março de 2015 decidiu imprimir uma reviravolta ao pontificado assinalando o Ano Santo da Misericórdia. Por essa ocasião, apresentou o best-seller internacional O Nome de Deus é Misericórdia (2016), publicado em mais de 100 países.
A 6 de Outubro de 2016 convocou a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional», que terá lugar no Vaticano entre os dias 3 e 28 de Outubro de 2018, fazendo do tema dos jovens o centro da sua acção pastoral e do seu magistério.

Thomas Leoncini
Nasceu em 1985. Jornalista e escritor, dedicado ao estudo de modelos psicológicos e sociais, conversou com Zygmunt Bauman para Nados Líquidos (2017), a última obra do grande sociólogo recentemente desaparecido, traduzida para 12 línguas.


Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt