Este livro conta a história de Amália, uma portuguesa com ascendência alemã, que nasceu num dos campos de Auschwitz em 1944, sendo salva do extermínio por um jovem oficial alemão.
Décadas depois do fim da II Guerra Mundial, começa a levantar o véu do passado nazi da sua família a partir de uma partitura que lhe é revelada pela sua bisavó. A hipótese de que o avô, dado como morto antes do fim da guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro leva Amália a atravessar o oceano e a conhecer um casal de judeus sobreviventes do Holocausto.
A ascensão do nazismo em Berlim, a saga dos judeus húngaros, os mistérios ocorridos no campo de extermínio da Polónia e o pós-guerra numa casa cheia de segredos oferecem os caminhos que Amália irá percorrer para desvendar o enigma.
A 27 de janeiro assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, quando passam 73 anos sobre a libertação do campo de concentração de Auschwitz – Birkenau.
Luize Valente vai estar em Lisboa de 12 a 31 de janeiro
LUIZE VALENTE nasceu no Rio de Janeiro, de ascendência portuguesa e alemã. É escritora, documentarista e jornalista, com mais de vinte e cinco anos de experiência em televisão, nas redes Globo, Bandeirantes, canal GNT e GloboNews. É autora de diversas obras e documentários, entre os quais se destacam o livro em coautoria com Elaine Eiger, Israel: Rotas e Raízes, e os documentários Caminhos da Memória: a Trajetória dos Judeus em Portugal (2002) e A Estrela Oculta do Sertão (2005), que recebeu o prémio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Judaico de São Paulo. A partir de 2012, envereda pela ficção, publicando na Editora Record os romances históricos O Segredo do Oratório (2012) e Uma Praça em Antuérpia, este lançado em Portugal pela Saída de Emergência (2015). Os direitos de adaptação para cinema e televisão dos dois primeiros romances da autora foram adquiridos pelos realizadores brasileiros Breno Silveira e Paula Fiuza. Sonata em Auschwitz é o seu terceiro romance.
2 comentários:
Perfeito para este mês :)
Um beijinho
Vem mesmo a propósito.
É um livro que vou querer ler.
Beijinhos e bom ano de leituras!
Enviar um comentário