Até 31 de dezembro, é possível votar entre as dez finalistas, em www.palavradoano.pt.
Duas semanas após o início da votação, o vocábulo "incêndios" lidera a corrida para a eleição da PALAVRA DO ANO ® 2017 , com "afeto" e "floresta" a completar o pódio das preferências dos portugueses. A lista fica completa com as palavras "vencedor", "crescimento", "desertificação", "gentrificação", "cativação", "peregrino" e, por fim, "independentista".
A votação está a decorrer em www.palavradoano.pt desde o primeiro dia de dezembro e estará aberta até ao último segundo do ano. Até ao momento, cerca de dez mil portugueses já votaram na sua preferida e aguardam, com curiosidade, o desfecho da eleição.
Esta é uma iniciativa que a Porto Editora organiza desde 2009, com a contribuição do público português que, desde então, elegeu vocábulos como "esmiuçar" (2009), "vuvuzela" (2010), "austeridade" (2011), "entroikado" (2012), "bombeiro" (2013), "corrupção" (2014), "refugiado" (2015) e "geringonça" (2016).
A eleição final é sempre da responsabilidade dos cibernautas, cabendo à Porto Editora a tarefa de selecionar as 10 finalistas que serão sujeitas a votação, com base nas propostas feitas através do site da iniciativa e no acompanhamento da realidade da língua portuguesa, observando os meios de comunicação, as redes sociais e os registos de consultas dos dicionários online e mobile.
A 4 de janeiro de 2018 será conhecida a grande vencedora da edição de 2017, numa cerimónia na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Loures.
A PALAVRA DO ANO ® em Angola
Esta é, também, a segunda edição desta iniciativa em Angola, que conta com os vocábulos "exoneração", "mudança" e "divisas" a liderar a votação naquele país. As restantes candidatas são "eleições", "micha", "barragem", "kaluanda", "professor", "maka" e, por último, "candongueiro".
Os angolanos podem votar no site www.palavradoano.co.ao , onde também é possível consultar o significado de cada uma das palavras candidatas.
A iniciativa é da responsabilidade da Plural Editores Angola , que integra o grupo editorial da Porto Editora, e conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
A 30 de janeiro de 2018, os angolanos vão conhecer a palavra vencedora, num evento que decorrerá no Centro Cultural Português, em Luanda.
Sem comentários:
Enviar um comentário