O novo ano está a chegar e as editores portuguesas já estão a pensar nas novas apostas literárias. Ficam aqui algumas sugestões da Planeta de Janeiro a Março.
Thriller
O HOMEM DE GIZ, C. J. Tudor
Janeiro
Um fenómeno mundial que começou antes da Feira de Frankurt 2016.
O romance de estreia de C.J. Tudor é um thriller arrepiante que se passa em dois registos: em 1986 e na actualidade. As influências de Stephen King e o toque de Irvin Welsh, conferem ao livro não só um tipo de narrativa diferente como um suspense ao limite. O que contribui para que a história tenha um desfecho muito real e chocante. O Homem de Giz conta-nos a história de um grupo de crianças, não poupando nos pormenores sociais onde estão inseridas e em como as influências de famílias disfuncionais contribuem para exacerbar o imaginário infantil.
AUTORA VEM A LISBOA DIAS 17 E 18 DE JANEIRO.
NÃO SOU UM MONSTRO, Carme Chaparro
Fevereiro
Um thriller de cortar a respiração, escrito por esta autora espanhola, que leva ao limite as suas personagens. Se há algo pior que um pesadelo é que esse pesadelo se repita. E entre os nossos piores sonhos poucos causam mais angústia que uma criança que desaparece sem deixar rasto.
TENHO DE SABER, Karen Cleveland
Março
O thriller de espionagem NEED TO KNOW (título original) é a obra de estreia de Karen Cleveland, de 35 anos, que trabalhou mais de oito anos como analista da CIA, tendo também colaborado com o FBI.
A Universal Studios adquiriu os direitos cinematográficos e anunciou já que no papel principal estará a famosa actriz, Charlize Theron.
Este thriller, que foi o livro mais cobiçado da Feira de Londres, conta a história de Vivian, uma agente de contra espionagem, mãe de quatro filhos, que descobre, por acaso, um segredo que pode pôr em risco o seu país, o seu casamento e a sua própria vida.
Romance Literário
DEIXARÁS A TERRA, Renato Cisneros
Fevereiro
Um livro autobiográfico da família Cisneros, uma das famílias mais poderosas do Peru, onde o autor, que também é jornalista, aprofunda a vida dos antepassados que admirava desde criança, embora desconhecendo a realidade das sua vidas íntimas.
Um livro profundamente íntimo que revela anos de pesquisa familiar sobre uma intricada árvore genealógica. Este romance recorda-nos que as famílias estão feitas de tudo o que escondem e que só uma prosa capaz de atravessar o visível e o soterrado pode rastear o caudal a que chamamos identidade.
O AUTOR VAI ESTAR NAS CORRENTES D’ESCRITAS , PÓVOA DO VARZIM
GENTE SÉRIA, Hugo Mezena
Fevereiro
A estreia literária do autor do blogue Alfabetário com a história de uma família e de uma comunidade temente a Deus mas capaz dos maiores pecados. Um retrato do Portugal profundo e de uma família aparentemente vergada às leis de Deus onde não falta um tio bígamo e ambicioso, um avô dominador, uma tia caloteira e um jovem que aponta os pecados diários. Tudo gente séria. Mas capaz de matar.
TODOS OS DIAS SÃO MEUS, Ana Saragoça
Março
A reedição do romance que alguns apelidaram como o livro-revelação de 2012. Todos os Dias são Meus, da escritora e dramaturga Ana Saragoça, é um romance cheio de inteligência e humor que explora os tiques e as vicissitudes de personagens que todos reconhecemos do prédio, do local de trabalho ou até mesmo do círculo de amizades.
Hilariante, mas poderoso na observação social. E perspicaz. É raro a literatura portuguesa apresentar uma mistura tão fina de sensibilidade e ironia. Mais ainda quando garante uma grande dose de humor.
Romance histórico
CATARINA DE ARAGÃO, Philippa Gregory
Janeiro
Segundo livro da série Os Tudor, contada com a mestria e rigor desta autora bestseller do romance histórico. A vida de Catarina de Aragão, infanta de Espanha, rainha de Inglaterra. Primeira mulher de Henrique VIII e com quem esteve casada vinte anos, dessa união nasceu a rainha Maria. Devido a não ter herdeirosmasculinos, Henrique após vinte anos de casamento feliz e, já na fase de alteração drástica de personalidade, começa a cortejar Ana Bolena.
CONQUISTAR UM DUQUE, Leonora Bell
Março
Vencedor do Romance Writers of America’s Golden Heart Award for Best Historical 2014. Fresco, atrevido e fabuloso, um romance que tem como pano de fundo o período da Regência, que conta uma história de amor, com uma certa dose de erotismo.
Romance feminino
O FRUTO PROIBIDO, Jodi Malpas
Janeiro
Novo romance de uma autora de referência, no género erótico, que já tem uma legião de fãs portuguesas com as trilogias Este Homem e Uma Noite. Mais uma vez, a autora mistura cenas de paixão muito quentes com uma grande história de amor, com um final feliz.
SEMPRE TE ENCONTRAREI, Megan Maxwell
Fevereiro
O terceiro livro da série As Guerreiras Maxwell, uma história vibrante, com personagens fortes e dramáticas que nos farão sonhar com as Highlands escocesas.
Romance fantástico
O FILHO DAS SOMBRAS, Juliet Marillier
Fevereiro
Segundo livro da trilogia Sevenwaters, agora reeditado. Uma narrativa impregnada de mistério, aventura, perda e renascimento, onde Juliet Marillier intercala o romance com a magia.
BEREN AND LÚTHIEN (Título original), J.R.R. Tolkien/Christopher Tolkien
Março
Uma obra fundamental para os amantes de Tolkien e de literatura fantástica que reflecte um acontecimento real da sua vida com Edith, a sua mulher. Os nomes Beren e Lúthein estão gravados no túmulo que Tolkien e a sua mulher partilham em East Yorkshire. A história conta o destino de dois amantes, Beren e Lúthein, um homem mortal e um elfo imortal que juntos tentam roubar algo a Melkor, um dos seres malignos do universo fantástico de Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis.
O livro foi editado cem anos depois do autor a escrever. Em capa dura, com ilustrações de Alan Lee.
Sem comentários:
Enviar um comentário