Autor: Erico Veríssimo
Prefácio: Alice Vieira
N.º de Páginas: 376
PVP: 12,90 €
Nas livrarias a 28 de Agosto
Olhai os Lírios do Campo
«Se a história deu prazer a tanta gente (a julgar pelas milhares de cartas que até hoje venho recebendo e por manifestações pessoais de viva voz da parte de incontáveis leitores), não vejo razão para impedir que continue a sua carreira.» Erico Verissimo, 1966
Olhai os lírios do campo é um romance poderoso e comovente que convida à reflexão sobre os valores autênticos da vida, um livro que é uma revelação no campo literário e humano que continua a fazer desta obra um êxito de todos os tempos.
No prefácio, Alice Vieira destaca também a sempre presente valorização do pormenor, a importância dada às coisas aparentemente simples ou banais, o acordar da madrugada com os primeiros ruídos da casa, as tardes douradas pelo sol, o brilhar dos açudes no bosque de eucaliptos….
No livro, Eugênio Fontes recebe uma chamada do hospital que o alerta para o estado de saúde grave de Olívia. Na viagem até ao hospital evoca o seu passado: a infância infeliz e pobre, os traumas vividos na escola e em casa, o desejo de se tornar um homem rico…
É graças aos sacrifícios dos pais que acede a uma educação de excelência e entra na Faculdade de Medicina, onde conhece o amor da sua vida, Olívia.
Incapaz de assumir a relação com a colega de turma, Eugênio casa com a filha de um grande empresário, passa a viver de aparências, adultérios e eternas contradições. Mas será que o passado ficará para sempre lá atrás?
Erico Verissimo nasceu em 1905. Em 1932 publica o primeiro livro de contos e o primeiro romance. Em 1938 tem o seu primeiro grande sucesso com Olhai os lírios do campo. O livro marca o reconhecimento do autor no país inteiro e também internacionalmente. Muitos dos seus romances estão publicados em mais de uma dezena de países. Ao longo da sua carreira Erico Verissimo foi distinguido com diversos prémios literários, incluindo o Jabuti e o Pen Club. Faleceu em 1975.
«Ainda bem que uma amiga me presenteou com uma bolsa cheia de livros antigos que ela não tem mais onde colocar. Escolhi vários e ao me deparar com a 70ª edição do livro Olhai os lírios do campo iniciei-me na beleza da obra deste escritor.» I Bety Orsini, O Globo
Outros livros da Coleção OS LIVROS DA MINHA VIDA
- A Ilha do Tesouro, com prefácio de Miguel Sousa Tavares
- O Corsário Negro, com prefácio de Eduardo Marçal Grilo
- O Grande Gatsby, com prefácio de Francisco Pinto Balsemão
- Mrs. Dalloway, com prefácio de Teresa Patrício Gouveia
- Os Maias, com prefácio de José Eduardo Agualusa
- Noites Brancas, com prefácio de Margarida Rebelo Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário