terça-feira, 3 de dezembro de 2013

José Eduardo Agualusa é o convidado do “Porto de Encontro”

José Eduardo Agualusa é o convidado do “Porto de Encontro”
O autor de A Vida no Céu vai estar à conversa com os leitores no próximo domingo, 8 de dezembro, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
O “Porto de Encontro” despede-se de 2013 da melhor forma, tendo como convidado um dos maiores nomes da nossa literatura contemporânea: José Eduardo Agualusa. A conversa, que será conduzida pelo jornalista Sérgio Almeida, está marcada para a tarde do próximo domingo, 8 de dezembro, pelas 17:00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, e terá a participação especial da escritora Patrícia Reis.
José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa. É jornalista. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É autor dos livros A Conjura (romance, 1988), Prémio Revelação Sonangol, A Feira dos Assombrados (contos, 1992), Estação das Chuvas (romance, 1996), Nação Crioula (romance, 1998), Grande Prémio de Literatura RTP, Fronteiras Perdidas (contos, 1999), Grande Prémio de Conto da APE, A Substância do Amor e Outras Crónicas (crónica, 2000), Estranhões e Bizarrocos, com Henrique Cayatte, (infantil, 2000), Prémio Nacional de Ilustração e Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, Um Estranho em Goa (romance, 2000), O Ano Que Zumbi Tomou o Rio (romance, 2002), O Homem Que Parecia Um Domingo (contos, 2002), Catálogo de Sombras (contos, 2003) e O Vendedor de Passados (romance, 2004).
Este ano, publicou pela Quetzal o romance A Vida no Céu e foi distinguido com o Prémio Literário Fernando Namora pelo romance Teoria Geral do Esquecimento (2012).

Iniciativa promovida pela Porto Editora, o “Porto de Encontro” assinalou em novembro o segundo aniversário. Nesse período, as 21 edições já realizadas atraíram mais de seis mil espectadores. Manuel António Pina, Gonçalo M. Tavares, Luis Sepúlveda, Mário de Carvalho e Dulce Maria Cardoso foram alguns dos autores que já participaram no “Porto de Encontro”, que conta com o apoio do Jornal de Notícias, Câmara Municipal do Porto, Rádio Nova, Porto Canal, Bombonaria Bonitos (Foco), Barros Porto e Livrarias Bertrand.

Sem comentários:

o-homem-de-giz-billboard