Título: A Ilha dos Porcos
Autor: Mo Hayder
N.º de Páginas: 312
O jornalista Joe Oakes
ganha a vida a desmascarar fraudes sobrenaturais. Como céptico que é,
acredita que tudo tem uma explicação racional. Porém, quando visita uma
reservada comunidade religiosa numa remota ilha escocesa, tudo o que tem
como certo é posto em causa.
As questões acumulam-se: porque foi a
comunidade acusada de satanismo? O que aconteceu ao seu guia espiritual,
o Pastor Malachi Dave? E, mais importante ainda, por que motivo ninguém
fala da estranha aparição vista a vaguear nas praias da Ilha dos
Porcos?
O confronto, e as consequências sangrentas, é tão
catastrófico que obriga Oakes a questionar a natureza do mal, e se pode
ou não ser responsável pelo terrível crime prestes a acontecer.
Neste
assombroso novo livro, Mo Hayder desafia os leitores a enfrentar os
seus medos mais íntimos e a olharem para lá da banalidade que jaz
subjacente à normalidade do dia-a-dia.
A Ilha dos Porcos aborda as
coisas inomináveis que as pessoas são capazes de fazer umas às outras.
Prepare-se para uma leitura aterrorizadora.
A minha opinião:
A Ilha dos Porcos é uma ilha remota ao largo da costa ocidental das Escócia e sempre foi envolta em mistério. A administrar o local é um grupo religioso secreto denominado Ministros do Tratamento Psicogénico. Já por si, este nome, pouco revela, embora crie bastantes dúvidas sobre a actividade a que se presta.
E o porquê de Ilha dos Porcos? E como é que esse grupo foi lá parar? Isso é simples e explicado no início do livro, desmistificando um pouco do que por lá se passa. O dono da ilha teria sido um suinicultor que, depois de falido, terá deixado outros agricultores depositarem desperdícios químicos, e até carcaças de porcos, na ilha.
Mas tudo ganha outra vida quando há dois anos é revelado um vídeo estranho onde uma criatura meio humano meio animal leva a que o desmistificador de coisas estranhas, o jornalista Joe Oakes, decida visitar a ilha.
Com autorização prévia dos seus habitantes Oakes parte para a Escócia com a sua mulher, para tentar desvendar o mistério.
No entanto, o que mais intriga Oakes não é apenas o vídeo, mas também um habitante que Oakes conhece muito bem: o pastor Malachi Dove. No passado estes dois personagens já se haviam encontrado e Oakes desejava desmascarar Dove mais uma vez. No entanto, nem tudo corre como o planeado...
A Ilha dos Porcos é um relato dos dois elementos do casal e revela uma perspectiva da ilha e dos acontecimentos posteriores de duas formas completamente diferentes.
Aconselho o leitor a partir para a leitura deste livro com vontade de desvendar a história e não avaliar a obra apenas pelo seu início. Confesso que achei o início do livro, e até mais de meio, uma história bastante chata e sem nada que me ligasse a ela. Os personagens não tinham nada que me prendesse e a história em si também não, mas para o fim as coisas começaram a revelar-se com lógica e tudo se tornou diferente, tornando este livro, para quem em fã de livros de mistério e sobretudo fãs de Mo Hayder, uma leitura obrigatória.
Sem comentários:
Enviar um comentário