Título: Ter ou Não Ter
Autor: Branko Milanovic
Género: Ensaio
Tradutor: Francisco Liz
N.º de páginas: 224
Data de publicação: 10 de agosto
PVP: 16,60 €
Economista e investigador do Banco Mundial, Branko Milanovic aborda, neste livro, de forma simples e acessível, o conceito de desigualdade e todas as suas variantes. Com exemplos e referências muito comuns (Império Romano, Marxismo ou livros como Orgulho e Preconceito ou Anna Karenina) Milanovic constrói capítulos concisos, compostos por vinhetas que podem ser lidas aleatória e independentemente, explicando como devemos e porque devemos pensar a desigualdade.
Quem foi a pessoa mais rica do mundo? O local onde nascemos afeta a quantidade de dinheiro que teremos ao longo da vida? Como o podemos saber? Por que razão, além de mera curiosidade, interessam estas questões? Em Ter ou Não Ter, Branko Milanovic, um dos especialistas mundiais em questões centradas na riqueza, pobreza e no fosso que as separa, explica estes e outros mistérios acerca do modo como a riqueza está mal distribuída pelo mundo, desde os tempos mais remotos.
Através da História, Literatura e notícias retiradas dos jornais atuais, Milanovic explora uma das maiores divisões nas nossas vidas sociais: a linha que separa aqueles que têm daqueles que não têm.
Ter ou Não Ter revela:
- quão rico era o pretendente de Elizabeth Bennet, o Sr. Darcy;
- quanto lucrou Anna Karenina por se ter apaixonado;
- quão ricos eram os romanos comparados com os mais ricos da atualidade;
- como devemos encarar o marxismo no mundo moderno;
- como o local em que se nasce determina o grau de riqueza futura.
Ultrapassando o mero entretenimento, é aqui explicado por que motivo a desigualdade tem importância, o modo como prejudica o nosso futuro económico e como pode ameaçar as fundações da ordem social que tomamos como garantidas.
Ousado, fascinante e lúcido, Ter ou Não Ter ensina-nos não só o modo como devemos pensar a desigualdade, mas porque o deveremos fazer.
Sobre o autor:
Branko Milanovic é economista principal na divisão de investigação do Banco Mundial, em Washington, D.C., e professor na Universidade de Maryland.
Vive em Washington, D.C.
«Encantador, erudito, curioso e profundamente informado acerca de todos os aspetos da desigualdade económica, Branko Milanovic leva-nos numa viagem de Austen a Tolstoi, da Roma Antiga ao Brasil moderno via União Soviética. Consegue explorar quase todos os modos de pensar a desigualdade e fazê-lo parecer fácil – o que não é.» James K. Galbraith, autor de The Predator State
«Este é um dos livros mais interessantes e originais que podem ser lidos acerca de um tópico que gradualmente domina as conversas em casa e nos gabinetes governamentais em todo o mundo. Milanovic explica-nos porque ainda existe desigualdade e o motivo pelo qual os políticos, assim como a sociedade, são tantas vezes atraídos por políticas que a aumentam em vez de a reduzirem.» Moisés Naím, Carnegie Endowment for International Peace
Sem comentários:
Enviar um comentário