Autor: Cecelia Ahern
Data 1.ª Edição: 03/02/2009
N.º de Edição: 4.ª
N.º de Páginas: 344
Colecção: Champanhe e Morangos
N.º na Colecção: 37
Sinopse: Sandy Short tornou-se obcecada por coisas e pessoas perdidas, desde que, ainda criança, uma colega sua desapareceu sem deixar rasto. Desde então não conseguia descansar enquanto, pelo menos, não descobrisse uma pista que fosse daquilo que desaparecera. Até que um dia ela própria desapareceu... Este é um encantador conto onde a magia, o humor e as vicissitudes da inesperada busca se fundem harmoniosamente para criar um envolvimento que prende o leitor. No fundo, trata-se da história de uma mulher à procura de si mesma, contudo, nesta divertida parábola, a autora explora temas ligados ao sentido profundo da vida, como conservar, deixar ir ou perder, mas também lidar com a identidade face à passagem do tempo, recordar as suas raízes e apreciar o valor do amor. Um romance notável, pela criadora de PS. - Eu Amo-te, que deu origem ao enorme êxito do grande ecrã com o mesmo nome.
A minha opinião:
Depois de ter lido PS – Eu Amo-te, A Prenda e Para sempre, talvez, eis que parti para a leitura de Um lugar chamado Aqui. Para ser sincera esperava mais deste livro de Cecelia Ahern. Penso que, tal como a protagonista, Sandy, nos perdemos um pouco na história que se torna um pouco longa e repetitiva.
No entanto, vale a pena ler as peripécias da vida de Sandy desde a altura em que a sua colega de escola Jenny-May Butler, com dez anos, desapareceu. A partir daí, várias coisas de Sandy desapareciam misteriosamente, desde meias até ao seu peluche de estimação. A sua relação com o doutor Burton, psicólogo por quem se apaixona, é feita de altos e baixos e já em adulta Sandy teima em desaparecer frequentemente sem deixar rasto. Família e amigos já achavam isso natural.
Insatisfeita profissionalmente, Sandy deixa o seu emprego na polícia e decide abrir uma empresa de procura de pessoas desaparecidas, no fundo o que sempre gostou de fazer. É aí que conhece Jack, um homem com um vida complicada desde o desaparecimento do seu irmão Donal, um ano atrás. Num encontro marcado por ambos, Sandy falta ao prometido e não aparece deixando Jack intrigado. E mais intrigado fica quando encontra o seu carro com todos os seus pertences, incluindo o processo policial de Donal no carro abandonado.
Incansável, Jack une todos os esforços para encontrar Sandy até porque acha que o seu desaparecimento pode estar ligado com Donal. Tenta falar com todos os conhecidos de Sandy e sem que nada o faça prever descobre o seu irmão Donal, ou pelo menos o porquê do seu desaparecimento.
Entretanto, Sandy enquanto está supostamente desaparecida, vai dar a um lugar chamado Aqui onde estão todas as pessoas que desapareceram ao longo dos anos. É aí que encontra muita gente que investigou e também Jenny-May Butler. Essa sua viagem faz com que acabe por encontrar a resposta para muitas das suas perguntas.
Mas o lugar de Sandy não é em Aqui e acaba por ser encontrada na floresta por Jack, que a procurava há uma semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário