quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sextante Editora lança "Corja Maldita" a 13 de Maio

Título: Corja maldita
Autor: Pedro Almeida Vieira
N.º Págs.: 224
P.V.P.: 16,50

Corja maldita, título do novo romance de Pedro Almeida Vieira, será lançado na próxima quinta-feira, dia 13 de Maio, pelas 19:00 horas, no espaço da Porto Editora na Feira do Livro de Lisboa. A sessão ficará a cargo de Helena Vasconcelos e Jorge Couto.
Quarta obra de ficção deste autor, Corja maldita retrata os acontecimentos que, na segunda metade do século XVIII, levaram à expulsão dos jesuítas em Portugal, França e Espanha, bem como à sua extinção em 1773 pelo Papa Clemente XIV.
Toda a obra de Pedro Almeida Vieira será reeditada ao longo dos próximos meses pela Sextante Editora, sendo que A Mão Esquerda de Deus, finalista do Prémio Literário Casino da Póvoa 2010, estará já disponível durante a Feira do Livro de Lisboa.

Sinopse:
Na segunda metade do século XVIII, a todo-poderosa Companhia de Jesus vê-se envolvida pelo futuro marquês de Pombal no processo dos Távora, em França torna-se um alvo a abater pelos jansenistas parisienses e em Espanha é transformada em bode expiatório no rescaldo de um motim. Em 1773 acabaria suprimida pelo papa Clemente XIV, após um conclave envolto em corrupção. Tudo isto se retrata neste livro.
Estamos então perante um romance histórico? De acordo com o editor: sim, definitivamente.
Segundo o narrador, que se assume afinal como o verdadeiro autor: não, é uma crónica verídica.
Para a alma penada do padre Gabriel Malagrida, é uma reputada heresia; este livro deveria ser queimado... Queimado?! Não, guilhotinado... e jamais lido. O (presumido) autor não confirma nem desmente. Na dúvida, será uma cornucópia de criatividade e imaginação.

Sobre o autor:
Pedro Almeida Vieira nasceu em Coimbra em Novembro de 1969. Engenheiro de formação, tem intercalado a sua actividade entre o jornalismo e a investigação ambiental. Na última década publicou os ensaios O estrago da Nação (2003) e Portugal: o vermelho e o negro (2006), e os romances Nove mil passos (2004), O profeta do castigo divino (2005) e A mão esquerda de Deus (2009). Corja maldita é o seu novo romance.

Apresentação da obra:
Corja maldita, título do novo romance de Pedro Almeida Vieira, será lançado na próxima quinta-feira, dia 13 de Maio, pelas 19 horas, no espaço da Porto Editora na Feira do Livro de Lisboa. A sessão ficará a cargo de Helena Vasconcelos e Jorge Couto.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt