Título: A Arte de inventar profissões
Autor: Sergio Bulat
Chancela: Gestãoplus
Páginas: 136
PVP: 16€
Tradução: Maria Lucília Filipe
Não basta saber quem mexeu no seu queijo… Para alcançar o verdadeiro sucesso, é preciso tomar as rédeas da sua vida profissional e pôr a criatividade a render.
Num mercado laboral marcado pela crise e pela constante mudança, só os mais criativos sobrevivem. Contudo, hoje em dia fala-se muito de instabilidade e precariedade, e muito pouco de renovação e criação. Inventar uma profissão, criar outra forma de fazer as coisas, será a grande competência profissional do futuro – e isto aplica-se tanto a jovens recém-formados como a profissionais em processos de transição ou a reformados que queiram continuar a trabalhar.
A ideia de entrar numa empresa enquanto jovem e continuar a trabalhar nela até à reforma já há muito que deixou de fazer qualquer sentido. E mesmo a formação profissional ais rica e diversificada de pouco serve se não se souber aplicá-la correctamente. Hoje em dia, verifica-se que os profissionais de maior sucesso são aqueles que souberam encontrar ou criar as melhores oportunidades através de ocupações, especializações ou profissões únicas. Procurando algo que os destaque e diferencie, estes profissionais inventaram as suas profissões e assim desenvolvem-se mais – tanto pessoal como profissionalmente. A Arte de Inventar Profissões tenta inspirar, através de exemplos e ideias práticas, todos os trabalhadores a estar atentos às mudanças no sector laboral para as poderem usar em seu benefício.
Sobre o autor:
Sergio Bulat é advogado com especialização em resolução de conflitos. É master em Jornalismo e presentemente trabalha na área editorial, como escritor, editor e coach literário (uma profissão que ele próprio inventou).
«Através de conselhos práticos e exemplos de empreendedores que aproveitaram a mudança no seu ambiente profissional para criar uma nova profissão, Sergio Bulat oferece uma resposta criativa às dificuldades que a crise actual apresenta.» ABC
«”Para se ser insubstituível, tem de se ser sempre diferente”, dizia Coco Chanel, e com razão. Numa altura em que o desemprego aumenta de maneira assustadora, Sergio Buat propõe uma estratégia para nos destacarmos no mundo profissional, aproveitarmos as oportunidades que nos oferece a sociedade de consumo e inventar uma profissão na qual nos destaquemos e sejamos únicos, potenciando as nossas capacidades diferenciadoras. Para além de possivelmente gerar emprego, esta estratégia oferece também uma fonte de satisfação pessoal.» La Vanguardia
Título: A Empresa Sensual
Autor: Jesús Vega de la Falla
Chancela: Gestãoplus
Páginas: 192
PVP: 16,00€
Tradução: São Amaral
Antes da eficácia, do lucro ou da expansão, há uma coisa a que uma empresa deve aspirar: ser sexy. O verdadeiro segredo do sucesso é a paixão do empreendedor, que se reflecte em quão sedutora é a sua empresa… Vivemos numa época marcada pela mudança e pela rapidez com que ela acontece. Tanto enquanto consumidores como enquanto trabalhadores, somos cada vez mais inteligentes, exigentes e infiéis. As empresas procurar continuamente formas de melhorar os seus produtos, preços, custos e condições laborais, mas ainda assim os empregados e clientes evitam cada vez mais o compromisso com as empresas. Contudo, há um tipo de empresa que consegue fidelizar clientes e empregados de forma consistente, seduzindo-os, cativando-os, envolvendo-os com o seu charme único.
Marcados por uma fidelidade quase inquebrável, os seus clientes transformam-se em agentes publicitários e os empregados em colaboradores ávidos. Trata-se da empresa sensual. Zara, Starbucks, Apple, Google: exemplos paradigmáticos de empresas sensuais. Neste livro, são analisados os seus atributos mais cativantes e as suas técnicas de… sedução.
Sobre o autor:
Jesus Veja de la Falla foi director de recursos humanos do grupo Inditex, onde contribuiu para a sua expansão em mais de 60 países. Como profissional e director de RH trabalhou também no banco Santander e na Hewlett-Packard. Presentemente é consultor e assessor de várias empresas, todas bastante sensuais.
«Um livro original, directo, com ideias e propostas claras e fundamentadas, e também provocante.» El Mundo
«Muitas grandes empresas tentam manter a mesma estratégia a nível mundial, com resultados variáveis. Veja de la Falla parte da sua experiência em várias empresas para explicar porque é que umas conseguem atrair e fidelizar clientes e outras, por muito que tentem, não conseguem.» La Gaceta de los Negocios
«A sedução chega ao escritório. O antigo director de Recursos Humanos da Inditex fala sobre as melhores fórmulas para gerar vínculos entre a empresa e o cliente. A atracção e retenção do talento abandonam o seu frio significado para falar de compromisso e fidelidade.» ABC
Sem comentários:
Enviar um comentário