terça-feira, 25 de maio de 2010

Civilização publica novo livro do Prémio Nobel da Literatura, Naguib Mahfouz: "Os Filhos do Nosso Bairro"

Título: Os Filhos do Nosso Bairro
Autor: Naguib Mahfouz
Título original: Awlad Haratina
Tradução: Badr Hassanein
Páginas: 432 pp.
Tema: Romance
PVP: 18,50 €
Lançamento: Junho 2010

Sinopse:
Os Filhos do Nosso Bairro é um romance constituído por pequenas histórias sobre as vidas dos descendentes de um egípcio, Gabalawi, e dos seus filhos que vivem no bairro que vai crescendo e rodeando a sua mansão. Cada uma das cinco histórias se centra no surgimento de um “salvador” que vem remir os habitantes do bairro de governantes criminosos perversos, dando origem a uma época de paz e prosperidade. No entanto, após a morte de cada um destes notáveis salvadores, os habitantes do bairro regridem inevitavelmente para uma vida governada pela ganância e pela ânsia de poder que os conduz de novo à criminalidade.
Mahfouz tece uma narrativa encantadora que acompanha várias gerações através dos seus triunfos e sofrimentos, explorando a importância da esperança, da espiritualidade, da justiça e da noção de história de um povo face à opressão.

A Civilização Editora vai publicar em Junho de 2010 o romance Os Filhos do Nosso Bairro, de Naguib Mahfouz, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1988. Originalmente publicado em árabe em 1959, sob a forma de folhetins no jornal Al-Ahram do Cairo, Os Filhos do Nosso Bairro teve a oposição severa das autoridades religiosas e a sua publicação já sob a forma de livro foi proibida no Egipto. É agora editado pela primeira vez em Portugal, traduzido directamente do
árabe. A par da Trilogia do Cairo, esta é uma das mais importantes e emblemáticas obras da carreira de Naguib Mahfouz.

Sobre o autor:
Naguib Mahfouz nasceu no Cairo em 1911. Modernizou a literatura árabe, sendo considerado um dos seus maiores vultos. Sendo considerado um dos principais autores de língua árabe de todos os tempos, Mahfouz era o único escritor árabe vencedor do Prémio Nobel aquando da sua morte. Publicou 34 romances, mais de 350 contos, dezenas de argumentos cinematográficos e cinco peças ao longo de uma carreira de mais de 70 anos. Viveu com a mulher e as duas filhas na sua
cidade natal até falecer, em 2006. Este é o quinto livro de Naguib Mahfouz publicado pela Civilização Editora, após a célebre Trilogia do Cairo - Entre os Dois Palácios (Outubro 2007) / O Palácio do Desejo (Abril 2008) / O Açucareiro (Agosto 2008) – e Conversas de Manhã e de Tarde (Abril 2009). A Civilização conta publicar novamente este autor em Outubro de 2010 com o romance Cairo Modern.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt