terça-feira, 22 de setembro de 2009

"Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes" de João Céu e Silva nas livrarias a 24 de Setembro

Chega às livrarias na próxima quinta-feira, 24 de Setembro, o retrato mais completo do escritor que sempre se proibiu de contar toda a sua verdade. Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes reúne os diálogos que o autor manteve com o jornalista João Céu e Silva durante três anos de encontros. Uma entrevista que é uma longa-metragem dos muitos medos e das poucas alegrias que fazem de António Lobo Antunes um escritor que parece viver no limiar do apocalipse pessoal e que afirma ter no ofício da escrita a sua razão de viver.

Título: Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes
Autor: João Céu e Silva
P.V.P.: 19.00€
N.º Págs.: 496

No armazém onde escreve, António Lobo Antunes alimenta-se da difusa claridade do criador premiado e com sucesso em todo o mundo mas, ao mesmo tempo, gasta-se na escuridão do homem marcado pelas vaidades que protagonizou no passado, de um dia de violência que não esquece em Angola e da ausência de uma paixão que o cegue para a eternidade.
Ao longo desta viagem, António Lobo Antunes sorriu e chorou, contou segredos e anedotas, blasfemou e perdoou, foi cruel com quem não se espera e nada simpático com os autores de best-sellers, deixou ver como concebe um livro do princípio ao fim, confessou o medo de um dia ser incapaz de iniciar um romance, desabafou sobre o amor falhado com a mulher da sua vida, radiografou as relações com a família, revelou o pânico de voltar a sofrer com o cancro, explicou porque é que já não espera quase nada dos anos que lhe falta viver e assumiu que as tendências suicidas ainda não o abandonaram.
Uma entrevista que é uma longa-metragem dos muitos medos e das poucas alegrias que fazem de António Lobo Antunes um escritor que parece viver no limiar do apocalipse pessoal e que afirma ter no ofício da escrita a sua razão de viver.


Sobre o autor
João Céu e Silva nasceu em Alpiarça, em 1959, licenciou-se em História durante os anos em que viveu no Rio de Janeiro e é, desde 1989, jornalista do Diário de Notícias. Publicou um livro de viagens (Caravela Tropical) e um romance (28 Dias em Agosto). Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes é o quarto volume de uma série que pretende fazer o retrato biográfico de alguns portugueses ilustres, através de uma longa entrevista e dos testemunhos de quem os conheceu, sucedendo a Uma Longa Viagem com José Saramago, editado em Abril deste ano.

2 comentários:

Carla Martins disse...

Passando pra deixar um beijinho!

Boa terça!

Miguel disse...

Maria,

Cheguei aqui via Facebook ...

Os meus parabéns pelo teu espaço e espero passar por cá mais vezes ...

Boa sugestão ...

Cumprimentos da M&M & Cª!