quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

O Pacto - Sharon Bolton [Opinião]

 

Título: O Pacto
Autor: Sharon Bolton
Tradução: Miguel Romeira
Editor: Marcador
Ano: 2022
N.º de Páginas: 360

Um verão dourado. Seis jovens amigos talentosos estão ansiosos pelo futuro promissor. Oriundos de famílias ricas e privilegiadas, todos têm vaga nas melhores universidades e sonham com carreiras fabulosas.

Felix quer administrar a sua própria empresa, Dan deseja vingar no meio académico e Xavier planeia ganhar milhões na bolsa. Talitha assumirá o escritório de advocacia do pai, enquanto Amber ambiciona ser primeira-ministra. E, subitamente, na noite antes de receberem os resultados dos exames, um jogo temerário corre muito mal. Uma mãe e dois filhos pequenos são assassinados.

Atordoados e sem saberem o que fazer, os membros do grupo veem fugir os seus planos e sonhos. Perderão tudo, tornar-se-ão párias, passarão anos na prisão. Mas Megan, provavelmente a mais inteligente e talentosa de todos, oferece-se para assumir a culpa sozinha, deixando os outros livres para construírem os seus futuros brilhantes. Em troca, cada um deles concorda com um favor a ser pago após a sua libertação da prisão.

Um favor para cada um - qualquer coisa que ela pedir, quando a pedir.
O que pode correr mal?



📃Impulsionada pelo que fui lendo em alguns locais, desde blogues a bookstagramers, comprei O Pacto com expectativas elevadas.
Depois de finalizado só posso concluir que estava à espera de mais deste livro.

🚘 A premissa do livro até era interessante. Um grupo de amigos, no auge da juventude e com muita vida banal, decide, um a um, entrar numa autoestrada em contramão só pela adrenalina.
Já se previa que um dia isso ia acabar mal. E aconteceu o pior. Quando um deles ia a conduzir e, devido à inexperiência e nervosismo, acaba por fazer com que outro carro entre em despiste originando a morte de uma mulher e duas crianças.

🚔Cheios de medo e com um futuro brilhante congelado, os amigos não sabem o que fazer até que um deles, Megan, decide assumir as culpas por todos, dizendo que ia sozinha no carro.
Acontece que Megan não ia sozinha, nem sequer era a condutora, mas acaba por assumir a culpa de todos. Resultado: 20 anos de cadeia.

Num papel, que a rapariga "obrigou" todos a assinar, ficou a promessa de que quando saísse da prisão cada um deles lhe ficariam a dever um favor, com uma espécie de Pacto.

👱🏼‍♀️Vinte anos se passaram e todos eles têm a vida feita. Até que Megan regressa às suas vidas a cobrar o favor.
Tudo estava a correr bem na leitura até que uma série de acontecimentos, sem grande explicação por parte da escritora, acabam por fazer com que fique completamente desligada da história. Elementos sem qualquer ligação fizeram com que achasse o final um pouco abrupto e sem sentido. Relativamente aos personagens não criei qualquer empatia com qualquer um deles, achando-os todos muito fracos.





Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt