terça-feira, 7 de março de 2023

Até Quando? - Patrícia Madeira [Opinião]

Título: Até Quando?
Autor: Patrícia Madeira
Editor: Cultura Editora
Ano: 2023
N.º de Páginas: 368

As amizades guardam segredos. Os segredos não guardam amizades.

Um grupo de amigas viaja para Las Vegas, nos Estados Unidos da América, a propósito da despedida de solteira de uma delas, Catarina.

Aquela que seria a viagem perfeita para aventura e diversão, traz-lhes, contudo, muito mais do que isso: os seus casamentos, profissões, amores e rancores, dúvidas e convicções... tudo vai ser colocado à prova, mostrando-lhes que, das certezas da vida, a mudança é talvez a mais real.


✈️Apesar de já me terem passado pelas mãos e pelo kobo os livros da Patrícia Madeira ainda não tinha tido oportunidade de os ler. A autora, conhecida pelos livros da série A Prisioneira do Tempo surge agora com um livro completamente diferente, mais virado para as relações interpessoais e do dia a dia.

✈️“Até Quando?” chegou até mim por intermédio da editora, a quem muito agradeço, e ainda antes de sair para as livrarias já era minha companhia nas miniférias que tirei.

✈️Com o principal propósito de celebrar a despedida de solteira de Catarina, oito amigas decidem organizar uma festa em grande. Jéssica, assistente de bordo, devido a vastos conhecimentos, consegue viagem para todas de graça e a estadia fica também por um preço irrisório já que ficarão hospedadas no mesmo hotel que a restante tripulação. A viagem tem destino a Las Vegas e deixa quase todas as mulheres em êxtase. Quase todas porque algumas decidem não ir. Ou porque têm um namoro recente, ou porque têm de cuidar da família ou emprego…

✈️Depressa vamos percebendo as prioridades de cada uma nas suas vidas. E também as suas ambições futuras.

✈️São nove amigas muito diferentes entre si, mas cujos feitios depressa nos fazem reconhecer nós próprias em cada uma delas, ou das nossas amigas. Eu consegui identificar umas quantas semelhanças entre o meu grupo de amigas. Se observarmos bem há sempre uma Catarina, uma Luísa ou até uma Júlia no nosso grupo e isso é que eu acho interessante num livro. Adoro identificar-me com a história e visualizar-me nela.

✈️Catarina é a noiva. Workaholic assumida, vive para o trabalho em detrimento da vida pessoal. Deixa muitas vezes o noivo para segundo plano, o que poderá ter repercussões no seu futuro. Jéssica, a assistente de bordo, é uma rapariga completamente despreocupada com a vida que depressa me fez lembrar os antigos marinheiros com um amor em cada porto. Não tem quaisquer pudores em assumir os seus desejos imediatos.

✈️Júlia é a aventureira do grupo e Mel é a apaixonada. Modelo, bonita, apaixona-se perdidamente por um homem lindíssimo, que tem tudo para ser perfeito. Luísa é completamente dedicada à família, optando por deixar de trabalhar para estar em exclusividade à mercê dos filhos e marido. Eva é a mais sofrida do grupo é uma mulher que nunca foi feliz. Beatriz é divorciada com dois filhos, Paloma vive com o sonho de um grande amor e, por fim, temos Susana, uma mulher mais prática.
Perante tal disparidade de interesses e feitios é fácil revermo-nos em pelo menos um delas. Assim como revemos cada uma das nossas amigas, o que torna este livro mais interessante e próximo da nossa própria realidade.

✈️E foi precisamente isso que me prendeu ainda mais à história e ao rumo que ela levou depois da viagem a Las Vegas, que acabaria por mudar por completo a vida destas nove mulheres, direta ou indiretamente.
Patrícia Madeira escreve muito bem e de uma forma leve, mas concisa. Retrata as relações amorosas, profissionais, violência doméstica, a falta de poder económico, a infidelidade, o flirt entre colegas de trabalho de uma maneira tão objetiva que prende o leitor às mais de 300 páginas deste livro tornando a sua leitura prazerosa e rápida.

✈️Este é um livro de mulheres, para mulheres e muito bem escrito por uma mulher.






Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt