quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Bolo Negro - Charmaine Wilkerson [Opinião]

 

Título: Bolo negro
Um romance sem fronteiras
Autor: Charmaine Wilkerson
Editor: Porto Editora
Ano: 2022
N.º de Páginas: 404

Os irmãos Byron e Benedetta não se veem há oito anos, mas a súbita morte da mãe obriga-os sentarem-se finalmente à mesma mesa. Eleanor deixou-lhes um bolo no congelador com a críptica instrução de que o deverão partilhar «na altura certa».
Para além do bolo, uma homenagem às origens caribenhas da família, há ainda uma longa gravação áudio que abre com uma revelação impensável: Byron e Benedetta têm uma irmã.
Este, porém, é apenas o primeiro dos muitos segredos que a mãe quer agora, depois de morta, revelar, na esperança de emendar alguns erros do passado.
Nesta estreia surpreendentemente madura, Charmaine Wilkerson explora com fina sensibilidade as questões difíceis da identidade pessoal e social, numa saga familiar intensa, que cruza o tempo e a geografia, fazendo-nos acreditar que é sempre possível regressar a casa.


🥄 Acompanhado por uma colher de pau e um receita do Bolo Negro, este livro foi uma verdadeira surpresa.

🧑‍🦱 Eleanor é a personagem central do livro, embora já tenha falecido. Os seus dois filhos só irão conhecer a história verdadeira da mãe através de uma extensa gravação que ela deixou ao seu advogado e amigo com a condição de que se fosse ouvida na presença física dos dois filhos.

👫 Ambos tinham de estar presentes para a ouvir, em sua casa, juntamente com um Bolo Negro congelado que só seria partilhado na altura certa.
Esta foi logo uma das principais dificuldades do advogado, isto porque Byron e Benedetta não se falam há oito anos, e nem a morte do pai de ambos os fez aproximar-se. Finalmente com a morte da mãe esse reencontro vai acontecer e a gravação que ouvem da mãe, contando a história da sua vida sofrida, vai fazer com que o gelo entre eles derreta e se juntem novamente.

🏊 As origens caribenhas da mãe, a sua paixão pela natação, o amor que sentiu sempre pelo pai de ambos, desde a sua juventude, será transmitido como uma espécie de confessionário póstumo, mas também descobrirão que têm uma irmã que nunca conheceram.

🧑‍🦱 Eleanor é uma personagem cativante. Uma menina que fica sem mãe cedo, que parte em busca de uma vida mais livre, com o intuito de a vir buscar mais tarde, rebelde, mas cuja rispidez do pai a faz sentir também ela presa àquela ilha.
Se desejam ler um livro intenso, com uma saga familiar forte e marcante, este é o livro ideal para começar o ano em grande. Charmaine Wilkerson traz-nos temas como o racismo, xenofobia, colonialismo, violação, tudo temas que nos levarão a pensar sobre o que mudou na nossa sociedade nos últimos 50 anos. Será que mudou muito?

🎂 Mais do que isso, a autora destaca a importância das tradições, da nossa génese e do que é ser mulher num mundo ainda dominado por homens.
Gostei imenso.




Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt