quinta-feira, 25 de junho de 2020

Novo livro de José Eduardo Agualusa, Os Vivos e os Outros, sai a 3 de julho

Título: Os Vivos e os Outros 
Autor: José Eduardo Agualusa
Género: Literatura/Romance
N.º de páginas: 256
Data de lançamento: 03 de julho
PVP: € 17,70

Para onde vamos depois do fim? José Eduardo Agualusa nunca foi tão longe no lirismo da sua prosa – nem, ao mesmo tempo, no desenho de personagens tão reais que parecem inventadas. Os Vivos e os Outros é o novo romance do autor angolano e versa o fim de um mundo e o início de outro. Qualquer semelhança com os tempos atuais é, realmente, pura coincidên-cia, apesar de – há um ano – Agualusa ter imaginado estas personagens a viverem num regime de isolamento e confinamento forçados devido a uma tragédia inesperada.
A questão é: para onde vamos depois de este mundo acabar? Talvez para uma pequena ilha, pois, como diz uma das personagens deste romance, «depois que o mundo acabar, recomeçará nas ilhas». Daniel Benchimol, personagem de A Sociedade dos Sonhadores Involuntários e Teoria Geral do Esquecimento, regressa logo na primeira página deste novo romance.
O cenário é o da beleza mágica da Ilha de Moçambique – onde decorre um festival literário que reúne três dezenas de escritores africanos que, na sequência de uma violentíssima tempestade no continente (e de um evento muito mais trágico, que só depois se revelará), permanecerão totalmente isolados durante sete dias. Mas a história leva-nos mais longe: a uma série de estranhos e misteriosos aconteci-mentos, que colocam em causa a fronteira entre realidade e ficção, passado e futuro, a vida e a morte, e inquietam os escritores e a população local.

Crítica internacional:
«A destreza e a leveza do talento de Agualusa significam que entramos no seu mundo com apenas um piscar de olhos. Ele é um jovem mestre.» Los Angeles Times
«José Eduardo Agualusa é um autor excepcionalmente talentoso, cheio de charme e sensibilidade.»
Neue Zürcher Zeitung
«Um homem com uma boa história é praticamente um rei. Se isso for verdade, então o nome de Agualusa pode contar-se entre a nova realeza africana.» Financial Times

Sobre o autor:
José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Es-tudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros, como, por exemplo, o Grande Prémio de Literatura da RTP (atribuído a Nação Crioula, 1998); também os seus contos e livros infantis foram merecedores de prémios, como o Grande Prémio de Conto da APE e o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente. O Vendedor de Passados ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2004, e, mais recentemente, o romance Teoria Geral do Esquecimento foi fina-lista do Man Booker International, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award (an-tigo IMPAC Dublin Award), em 2017. A sua obra está publicada na Quetzal e traduzida em dezenas de línguas.



Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt