quinta-feira, 8 de novembro de 2018

No dia 9 de novembro chega às livrarias um dos mais aclamados romances de José Eduardo Agualusa

Título: Teoria Geral do Esquecimento
Autor: José Eduardo Agualusa
Género: Literatura  - Romance
N.º de páginas: 248
Data de lançamento: 9 de novembro
PVP: € 16,60

No dia 9 de novembro che-ga às livrarias um dos mais aclamados romances de José Eduar-do Agualusa, distinguido com o Prémio Literário Fernando Namora em 2013, finalista do Man Booker International em 2016 e, não menos relevante, vencedor do International Dublin Literary Award em 2017. Teoria Geral do Esquecimento, complexo e poético romance do escritor angolano, relata, na personagem de Ludovica Fernandes Mano, vulgo Ludo, a histó-ria esquecida de uma Angola sem rumo. Ludo, aterrorizada com os tumultos da véspera da independência de Angola, decide proteger-se e isolar-se no seu apartamento, em Luanda, erguen-do uma parede que separa o seu apartamento do restante edifí-cio e do resto do mundo. Durante quase trinta anos sobrevive a custo, como uma náufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, a cidade crescer, exultar, sofrer.
Teoria Geral do Esquecimento é o livro que nasce dos regis-tos, poemas e reflexões desse período deixados por Ludo, de-pois da sua morte, na Clínica Sagrada Esperança, já com 85 anos. E o narrador deixa uma advertência: «Os diários, poemas e reflexões de Ludo ajudaram-me a reconstruir o drama que viveu. Ajudaram-me, creio, a compreendê-la. Nas páginas que se seguem aproveito muitos dos testemunhos dela. O que vão ler, contudo, é ficção. Pura ficção.»

Sobre o autor:
José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distin-guidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros, como, por exemplo, o Grande Prémio de Literatura RTP (atribuído a Nação Crioula, 1998); também os seus contos e livros infantis foram merecedores de prémios, como o Grande Prémio de Conto da APE e o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente. O Vendedor de Passados ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2004, e, mais recente-mente, o romance Teoria Geral do Esquecimento foi finalista do Man Booker International, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award (antigo IMPAC Dublin Award), em 2017. A partir de 2013, José Eduardo Agualusa começou a publicar a sua obra na Quetzal.


Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt