quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O regresso de Lucia Berlin com novas histórias dia 12 de Novembro nas livrarias

Título: Anoitecer no Paraíso 
Autor: Lucia Berlin 
Alfaguara
N.º de Páginas: 275
PVP: 18,70€

Depois de Manual para mulheres de limpeza, chegam novas histórias de Lucia Berlin, uma das mais importantes redescobertas literárias dos últimos anos.

Sobre o livro:
Do Texas ao Chile, do México a Nova Iorque, Lucia Berlin vislumbra beleza nos lugares mais sombrios e pressente escuridão quando tudo parece ser cristalino.
Há um par de anos, o panorama literário mundial foi sacudido por uma colectânea de contos de uma escritora desaparecida e quase esquecida. Era Manual para mulheres de limpeza. A autora, Lucia Berlin, conquistou então o lugar que justamente lhe deveria ter pertencido antes: colocando-se entre os favoritos da crítica e dos leitores e ganhando comparações a Raymond Carver, Alice Munro, Anton Chekhov, Charles Bukowski.

A singular capacidade de Berlin para representar a beleza e a dor da rotina e da vida, a sua desarmante honestidade, o seu irresistível magnetismo, a sua subtil mas inquietante melancolia, as suas personagens tão próximas da vida. Tudo isto se encontra com grande intensidade em Anoitecer no paraíso, uma colectânea que é um deleite para os todos os leitores que se apaixonaram por Lucia Berlin ou um convite aos que ainda não o fizeram.

Volume indispensável da obra de Lucia Berlin, Anoitecer no paraíso foi preparado pelo filho da autora, e está recheado de pequenos tesouros da literatura, inéditos em português.

O que diz a imprensa:
«Nenhum autor desaparecido ganha tanta vida na página como Berlin: divertida, negra, e tão apaixonada pelo mundo.» Kirkus Reviews

«Lucia Berlin ergueu-se com este livro ao Olimpo das letras americanas. (...) Para Lucia Berlin, a vida é como é, e ela conta-a com crueza e nitidez, com observações atentas, inusitadas, minúcias que não se inventam, e uma linguagem conversada, inesperada, natural.» Pedro Mexia, Expresso

«As histórias de Lucia Berlin fazem-nos ficar maravilhados perante as contingências da nossa existência.» The New York Times

«Uma força literária única e avassaladora.» Booklist

«Lucia Berlin pode ser a melhor escritora de sempre.» Publishers Weekly

Sobre a autora:
Lucia Berlin nasceu em 1936, no Alasca. Publicou os seus primeiros contos aos 24 anos em várias publicações, incluindo The Noble Savage, revista literária dirigida pelo escritor Saul Bellow. Escreveu de forma esporádica até à década de oitenta, altura em que decidiu publicar o primeiro livro de contos, Angels Laundromat. As suas histórias estão intimamente ligadas às suas próprias recordações: a infância em comunidades mineiras do interior do continente americano, a adolescência sofisticada em Santiago do Chile, a mudança constante de casa, os três casamentos falhados, o alcoolismo, ou os variadíssimos empregos que teve para criar os quatro filhos: enfermeira, telefonista, mulher de limpeza e professora de escrita criativa. Na década de 90, foi promovida a professora associada da Universidade de Colorado Boulder.

Morreu em 2004 no dia do seu aniversário, na Califórnia, para onde se mudara poucos anos antes para viver perto dos filhos. Ao longo da vida, Lucia Berlin publicou seis livros de contos. Na Alfaguara estão publicados Manual para mulheres de limpeza (2016) e Anoitecer no Paraíso (2018).
www.luciaberlin.com 




Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt