quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Porto Editora - O regresso à família Zarco no novo romance de Richard Zimler

Título: Os dez espelhos de Benjamin Zarco
Autor: Richard Zimler
Tradução: Daniela Carvalhal Garcia
Págs.: 440
PVP: 17,70 €

Só dois membros desta família escaparam ao Holocausto. As suas vidas são contadas em Os dez espelhos de Benjamin Zarco.

Richard Zimler tem um novo romance, Os dez espelhos de Benjamin Zarco, onde nos apresenta a história mais recente da família Zarco, com o percurso de dois primos, Benjamin e Shelly, únicos sobreviventes do Holocausto. Este livro, que a Porto Editora publica a 20 de setembro, conta-nos através de diferentes vozes as suas vidas desde a clausura no gueto de Varsóvia, de onde acabaram por escapar, até aos dias de hoje. Richard Zimler transmite-nos assim uma história de sobrevivência, mas acima de tudo de solidariedade e amor, acompanhada por uma forte componente mística, peça fundamental para Benny e Shelly conseguirem ultrapassar os traumas e os fantasmas do passado.

Os dez espelhos de Benjamin Zarco será apresentado pela historiadora Irene Flunser Pimentel a 12 de outubro na Casa das Artes, no Porto, e a 16 de outubro no El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse: 
Benjamin Zarco e o seu primo Shelly foram os únicos membros da família a escapar ao Holocausto. Cada um à sua maneira, ambos carregam o fardo de ter sobrevivido a todos os outros. Benjamin recusa-se a falar do passado, procurando as respostas na cabala, que estuda com avidez, em busca daquilo a que chama os fios invisíveis que tudo ligam. E Shelly refugia-se numa hipersexualidade, seu único subterfúgio para calar os fantasmas que o atormentam.
Construído como um mosaico e dividido em seis peças, Os dez espelhos de Benjamin Zarco entretecem-se entre 1944, com a história de Ewa Armbruster, professora de piano cristã que arrisca a vida para esconder Benni em sua casa, e 2018, com o testemunho do filho de Benjamin acerca do manuscrito de Berequias Zarco, herança do pai, talvez a chave para compreender a razão por que Benjamin e Shelly se salvaram e o vínculo único que os une.
Um romance profundamente comovente e redentor, com personagens inesquecíveis. Uma ode à solidariedade, ao heroísmo e ao tipo de amor capaz de ultrapassar todas as barreiras, temporais e geográficas.

Sobre o autor:
Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Desde 1996, publicou romances, contos e livros para crianças. A sua obra encontra-se traduzida para 23 países.


Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt