quinta-feira, 14 de junho de 2018

A Casa da Beleza - Melba Escobar [Opinião]

Título: A Casa da Beleza
Autor: Melba Escobar
Editora: Suma de Letras
N.º de Páginas: 248

Sinopse:
Karen, esteticista de profissão, muda-se de Cartagena para Bogotá em busca de uma vida melhor. Ao chegar, não só consegue trabalho como depiladora n'A Casa da beleza como ainda se transforma na chave para resolver o mistério da morte de uma das suas clientes - uma jovem, vestida com o uniforme da escola, que aparece morta no dia a seguir a ter visitado Karen no salão.

Com quem se ia encontrar a cliente de Karen?

Entre conversas íntimas e confissões, Karen acabará por ser a confidente de uma psicanalista, da mulher de um congressista, de uma famosa apresentadora de televisão e de uma mãe desolada que busca justiça num país onde a verdade só pertence àqueles que podem pagar por ela.

A Casa da Beleza é uma radiografia descarada de um país em que os ideais sucumbem facilmente perante a corrupção, a injustiça e a cultura do dinheiro fácil. No melhor estilo da novela negra, esta é um,a história que mostra o pior da América Latina de hoje. Tendo por cenário um afamado salão de beleza de Bogotá, o tema de fundo são as relações de poder, desenhadas a partir das vozes de três mulheres que vão tecendo uma trama de histórias para desmascarar uma sociedade construída sobre mentiras.

A minha opinião: 
Karen é uma mulher bonita, mas pobre. Vai para uma grande cidade, Bogotá, em busca de uma vida melhor, e sonhando ganhar dinheiro para poder trazer o filho para perto de si.
Pouco depois de chegar consegue emprego numa conceituada casa de estética "A Casa da Beleza" e conhece uma realidade completamente diferente, contrastante com a sua vida miserável.

É lá também que conhece uma jovem de 17 anos, a depila totalmente, e cujo corpo é encontrado dois dias depois, aparentando suicídio.
Quem não se convence com o suicídio é a mãe da jovem, que tudo faz para apurar a verdade.
Ao tentar apurar todos os passos que a filha deu antes de morrer, a mãe da jovem vai dar com Karen que será o ponto chave para o desvendar do crime.

De facto, A Casa da Beleza é o local onde se concentra toda a alta sociedade de Bogotá. Nele se cruzam uma psicanalista famosa, uma mulher influente na sociedade, uma congressista e mulheres com muito dinheiro e cuja influencia faz mudar o rumo da história.

Relatado sob o ponto de vista de Karen e Claire, a psicanalista que se  apieda dela, vamos vivendo o dia a dia de ambas e das pessoas que as rodeiam.

Depressa percebemos que o crime serve apenas para mostrar ao leitor a sociedade colombiana, notando-se claramente as discrepâncias entre diferentes extratos sociais. Como praticamente na totalidade dos países sul americanos a riqueza está mal distribuída, em que os pobres são mesmo muito pobres, vivendo em completa miséria, e os ricos são muito ricos e influentes. o que faz com que desprezem e ignorem por completo os de classe social mais baixa.

Karen é a prova de quem anda à procura de uma vida melhor, mesmo que para isso caminhe por vias menos lícitas. 
Mas conseguirá Karen aguentar esta vida? E o assassino da jovem? Será que vai ficar por aqui?

Se estiverem à espera de um policial emocionante, cheio de mistério e sangue, desengana-se completamente. Se procuram esse género de livro não peguem neste. Por outro lado, se gostarem de um retrato fiel da sociedade colombiana, com uma personagem principal deliciosa, iniciem a leitura e saboreiem. Eu gostei imenso.
Destaque ainda para o bom gosto da capa que é fantástica.


Sem comentários: