segunda-feira, 29 de maio de 2017

FEIRA DO LIVRO DE LISBOA: PAULA HAWKINS, nome maior do evento, no renovado Espaço da 20|20 Editora


Doze pavilhões, três palcos e muitas atrações.
A participação da 20|20 Editora na 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa não é diferente. Nos 12 pavilhões os leitores irão encontrar uma oferta variada de livros, com edições cuidadas e preços apelativos. E entre 1 e 18 de junho, nos dias úteis, feriados ou fins de semana, os visitantes irão conhecer e conviver com autores, assistir a conversas inesperadas com figuras conhecidas do panorama literário português, aprender com diversos workshops e descobrir novos sabores participando nos showcookings.

Os visitantes de palmo e meio também terão a sua feira e as suas atividades, com leituras animadas por autores reconhecidos, a boa disposição das mascotes e muitos brindes surpresa. Segue, em anexo, o PRESS RELEASE e AGENDA de eventos.



PAULA HAWKINS: 10 E 11 DE JUNHO



Os dias que antecedem a Feira do Livro de Lisboa são sempre de expetativa, sobretudo no que respeita à presença de autores nacionais e internacionais. E se há autores que se repetem ano após ano, outros há cuja agitada agenda internacional os impede de vir a Lisboa.

Mas quando um autor do Top 10 mundial responde afirmativamente a um convite para estar na FLL isso é… uma satisfação enorme para a editora e um acontecimento. Paula Hawkins é, sem dúvida, o nome maior da 87.ª Feira do Livro de Lisboa. Presença desejada pelos leitores portugueses desde o lançamento de A Rapariga no Comboio, a autora britânica estará no Espaço da 20l20 Editora nos dias10 (15h00-18h00) e 11 de junho (14h30-16h00). Com 20 milhões de livros vendidos, Paula Hawkins lançou em maio o seu segundo thriller, Escrito na Água, que entrou diretamente para o 1.º lugar do Top de vendas em todo o mundo.

Para além de Paula Hawkins, muitos outros autores, com obras de referência publicadas nas cinco chancelas do Grupo 20|20 Editora, vão marcar presença na FLL: Paulo Moura, António Marujo, Nuno Tiago Pinto, Maria João Viana, Cristina Leal, Filipa Veiga (dará uma aula de Yoga ao vivo), Paula Raposo Esteves, Maria da Luz Rodrigues, Marisa Valadas, Carina Barbosa, João Magalhães, Paula Beirão Valente, Nelson Nunes, Maria João Fialho Gouveia, Sofia Rito, Sofia Loureiro, Juliana de’Carli, Magda Roma, Ana. R. Bravo, Maria Antónia Peças, Susava Alves e Carolina Santo. 


NOITES ELSINORE

Será certamente o maior prazer depois de ler um livro: trocar algumas ideias sobre o assunto, partilhá-lo com um amigo e cruzar opiniões. É justamente com esse objetivo que a 20|20 Editora promove, na edição deste ano da Feira do Livro de Lisboa, as Noites Elsinore, um espaço de encontro entre leitores e autores. Tertúlias à moda antiga, com conversa solta e inesperada, todos os dias da semana, entre as 21 e as 22 horas. Doze convidados para outros tantos livros editados pela Elsinore, do romance à poesia e do ensaio à investigação jornalística.

Os livros da Elsinore estarão em destaque, claro, mas também o percurso de vida e literário de cada convidado. Dulce Maria Cardoso, Frederico Pedreira, João Reis, João Valente, Luís Alegre, Nelson Nunes, Nuno Galopim, Patrícia Reis, Paulo Moura, Pedro Vieira, Raquel Gaspar Silva e Raquel Ribeiro vão partilhar a sua relação com a Feira do Livro de Lisboa, as primeiras memórias ou as mais divertidas, e falar sobre o livro que estão a escrever ou que acabaram de publicar. Temas divididos pelas duas partes da tertúlia, a primeira dedicada ao convidado, a segunda ao livro da Elsinore. Desta forma, os visitantes da Feira poderão ficar a conhecer a dupla dimensão dos nossos convidados. A de escritor, com obra publicada e projetos em curso. E a de leitor, com os seus hábitos e preferências.

As Noites Elsinore, que têm moderação de Ricardo Duarte, serão gravadas ao vivo para posterior divulgação nas redes sociais. Em formato podcast, estes encontros ganham nova vida na Internet. As conversas, no entanto, não são fechadas. Também estarão abertas à participação do público, que assim terá oportunidade de colocar as suas questões e juntar-se à conversa.

Vencedor do Man Booker Prize e uma das traduções mais aguardadas do ano, O Vendido, de Paul Beatty, é o mote para a primeira sessão, logo a 1 de junho, dia de abertura da Feira do Livro de Lisboa. As restantes conversas percorrem alguns dos pontos fortes do catálogo da Elsinore, nomeadamente as obras de Svetlana Alexievich, Prémio Nobel da Literatura, e a celebrada autobiografia de Bruce Springsteen.

Ao prazer de passear na Feira, dos serões quentes e do brilho dos Jacarandás em flor, acresce o inigualável gosto de partilhar um grande livro. À noite, com a Elsinore.

A FEIRA DE PALMO E MEIO
Mascotes, magia, música, workshops, leituras animadas e muitos autores para conhecer e conversar, vão fazer do Espaço da 20|20 Editora o preferido dos mais pequenos de 1 a 18 de junho. José Jorge Letria, José Fanha, Margarida Fonseca Santos, Mafalda Milhões, Paulo Galindro, Nuno Caravela, Dr. Manuel Mendes da Silva, Rita Castanheira Alves, Maria Francisca Macedo, Ilan Brenman (Brasileiro), Kathy, Lara Xavier, Susana Amorim, Rute Agulhas e Raquel Costa vão passar no Espaço para proporcionar muita animação. Afinal, a Feira do Livro também é dos miúdos!


Sem comentários: