segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Novidade Chiado Editora: "A Virtuosa Arte de Reinar" - O reinado de D. Maria I contado pelo seu confessor



O reinado de D. Maria I contado pelo seu confessor

É a versão do padre Timóteo de Oliveira, sobre um tempo ainda envolto em controvérsia, que a historiadora Alice Lázaro dá a conhecer na sua mais recente obra “A virtuosa arte de reinar nos parabéns à rainha Dona Maria I – pelo seu confessor” (Chiado Editora, 2016).

A personagem principal, padre jesuíta, mestre e confessor daquela que é tradicionalmente reconhecida como a primeira rainha reinante em Portugal, era dono de um porte elegante e gosto apurado, sendo frequentador da corte de D. João V. Alvo da fúria do valido de D. José I – Marquês de Pombal – sofreu vinte anos de privação da liberdade no forte da Junqueira, de onde apenas saiu com a subida ao trono de D. Maria I. Os Parabéns que dirigiu à real discípula são aqui recuperados, pondo à disposição do leitor a revisitação histórica a um tempo até hoje prenhe de polémica.

Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e Mestre em História da Arte pela Universidade Lusíada (Lisboa), Alice Lázaro dedica-se exclusivamente à investigação documental e à escrita, tendo publicado mais de uma dezena de livros abrangendo temáticas que vão desde a história local à história nacional, com caráter monográfico, ensaístico e biográfico.

“La Menina – Retrato de Dona Carlota Joaquina nas Cartas familiares – Viagem ao interior da Corte Portuguesa (1785-1790)”; “Se saudades matassem… Cartas íntimas do Infante D. João (VI) para a irmã (1785-1787)”; “Luísa Clara de Portugal – A Flor da Murta – Biografia (1702-1779)”; “As 7 Vidas de José Maria de Vasconcelos Mascarenhas – Uma biografia política (1807-1842)”; “O Reinado do Amor – Cartas íntimas da Priora da Estrela para a Rainha Dona Maria I (1776-1780)”; “A Escada de Jacob – Cartas íntimas de Soror Clara do Ss.º Sacramento (Antónia Margarida de Castelo Branco) para D. João de Sousa e outras afins (1677-1714)”; “Com o Mais Fino Amor – Cartas Íntimas da Rainha Dona Maria I para a Filha (1785-1787)”; e “Napoleão andou por aí… Cenas domésticas da Guerra Peninsular (1807-1813)”, todos com a chancela da Chiado Editora, são alguns dos títulos da sua autoria.



Sem comentários: