quinta-feira, 8 de setembro de 2016 | By: Maria Manuel Magalhaes

Autores portugueses na rentrée da Booksmile

Depois de Bichos do Avesso (Booksmile 2016), a primeira obra original de José Jorge Letria, um dos mais premiados e queridos autores portugueses, no catálogo da Booksmile, chega nos A Fala das Coisas. Um livro, ilustrado por Elsa Fernandes, cheio de monólogos divertidos dos objetos comuns que usamos no nosso dia a dia.
Juntando-se assim às reedições de Os Cúmulos, O Hospital das Letras, A Casa da Poesia e Ler doce Ler, recomendados pelo PNL e há muito esgotados no mercado nacional.

O que diria uma porta se falasse?
E o que responderia a televisão se ouvisse?
E quão divertido seria se todos os objetos lá de casa se pusessem na tagarelice?
Tu gostas de falar, certo? E de certeza que adoras dar a tua opinião e tagarelar, e até de resmungar. Então e as muitas coisas que há à nossa volta? Será que elas também têm ideias, queixas e voz?
Posso garantir-te que têm. Basta abrires este livro mágico para conheceres A Fala das Coisas. Cada objeto vai deslumbrar-te com a sua sabedoria, e explicar-te a sua função, o seu papel e a sua importância no mundo em que vives.
Vais ficar maravilhado e aprender a respeitar estas muitas coisas que têm tanto para contar.

Sobre o autor: 
Autor de uma vasta obra literária que começou a ser publicada em livro em 1973, José Jorge Letria, nascido em 1951, é um dos mais destacados criadores de livros para crianças e jovens em Portugal, com numerosos prémios recebidos.
Traduzido para mais de dez idiomas, recebeu dois Grandes Prémios da Associação Portuguesa de Escritores, dois prémios Eça de Queirós-Município de Lisboa, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Nacional «O Ambiente na Literatura Infantil» (três vezes), o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte e ainda o Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil (Brasil).
É presidente da Direção e do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Autores, presidente do Comité Europeu da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores e membro da Direção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e do Comité Executivo do Writers and Directors Worldwide.


Título: O Bando das Cavernas 
N.º de Páginas: 128
PVP: 9,99€
Saída 05 setembro

A divertida coleção O Bando das Cavernas não para de conquistar fãs, já conta com 97 mil livros vendidos em Portugal e não vai ficar por aqui. «O Bando das Cavernas: Fã N.º1» é o 14º volume desta coleção 100% portuguesa, que tem provocado muitas gargalhadas nos jovens leitores! Tocha, Ruby, Menir, Kromeleque, Tzick e Sabre são um grupo especial de amigos que nasceram da fértil imaginação de Nuno Caravela, autor dos textos e ilustrações.

«O Bando das Cavernas: Fã N.º1», vindo dos confins do tempo, está repleto de aventuras e gargalhadas. Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre. Eles são o Bando das Cavernas!
O Zeca Aventura, lendário herói dos livros pré-históricos, decide visitar a cidade do Bando das Cavernas. E o Menir, que é o seu maior fã, não podia estar mais contente. Mas a verdade é que o grande aventureiro não é assim tão perfeito como todos julgavam, e só o Menir é que não consegue ver isso.
Entre muitas trapalhadas heroicas e aventuras engraçadas, de uma coisa podes ter a certeza: no final, o fã número um deste livro serás tu. Junta-te ao Bando!

Sobre o autor: 
«Com esta coleção pretendo, acima de tudo, divertir e estimular a imaginação dos mais novos, transportá-los ao longo das páginas para um mundo de descobertas, onde tudo é possível. Onde todos os personagens, cada um com as suas diferenças, limitações, defeitos e virtudes, se tornam amigos nos quais se pode confiar e que acompanhamos em qualquer aventura.» - Nuno Caravela.

Sobre o autor:
Nuno Caravela nasceu a 1 de Agosto de 1968 e é um conhecido autor e ilustrador com vários livros publicados. A sua coleção de maior sucesso é precisamente O Bando das Cavernas. O ilustrador tem percorridos várias cidades do país a convite de escolas, fruto do sucesso da coleção.
Conheça mais sobre a coleção e as personagens que a compõem em www.booksmile.pt e em www.facebook.com/obandodascavernas.

Título: Reconstruir os Dias
N.º de Páginas: 128
PVP: 8,79€
Saída 05 setembro

Reconstruir os Dias , de Margarida Fonseca Santos, é o terceiro volume da coleção A Escolha é Minha.
Uma coleção que fala sobre as opções que os jovens têm de tomar todos os dias. Histórias que podem ser contadas por eles.
Se nos dois primeiros títulos, Bicicleta à Chuva e À Sombra da Vida, Margarida Fonseca Santos escreveu sobre temas tão atuais entre os jovens como o bullying e amizade, ou o divórcio e o alcoolismo. Em Reconstruir os Dias , a autora, uma das mais queridas no panorama editorial nacional, traz-nos a morte como tema, mas também a esperança, a entreajuda e a capacidade de reconstruir a vida depois de uma perda.
Filipe, Gustavo e Domingos - três gerações, a mesma perda. Num momento em que a vida parece deixar de fazer sentido, e a saudade se torna quase insuportável, filho, pai e avô começam a reconstruir o que pensavam já não ser possível após a morte de Rosarinho: os dias.
Três ajudantes um pouco improváveis tomam parte ativa nessa reconstrução: Mercedes, uma cadela adorável; Aparício, que, além do nome pouco comum, tem uma história que lhe permite saber exatamente o que sentem aqueles três; e um besouro, que, por não saber que não era suposto voar, voa sem receio.

Sobre a autora:
Margarida Fonseca Santos publicou o seu primeiro livro para crianças há vinte e um anos. Desde esse instante, nunca mais parou de escrever para este público, um verdadeiro desafio que se transformou numa grande paixão.
Autora reconhecida e muito querida do público, tem uma grande parte das suas obras no Plano Nacional de Leitura.
Paralelamente a isso, escreve para adultos e para teatro, trabalha na área da escrita criativa e do treino mental, algo que ficou do tempo em que se dedicava à Pedagogia e à Formação Musical. Esta coleção, A Escolha É Minha, é o reflexo de todo este percurso.