segunda-feira, 11 de julho de 2016 | By: Maria Manuel Magalhaes

Assim começou a Reconquista - A Grande Aventura do Reino das Astúrias

O nascimento do reino das Astúrias no seio da Espanha muçulmana foi uma empresa titânica de resistência e sobrevivência. Uma das aventuras mais fascinantes, não só da história de Espanha, mas também da história Universal. Se bem que pareça inconcebível que um punhado de rebeldes cristãos conseguisse formar um reino independente no norte da Península face ao maior poder do seu tempo, e, depois, estendê-lo para sul num tenaz labor de repovoação, foi isso que aconteceu em torno de Covadonga, entre as Astúrias e a Cantábria, a partir do ano 722.

Como foi possível semelhante proeza? Quem foram os seus autores? Como se chamavam os heróicos pioneiros que começaram a conquistar terras para sul, mais graças às suas enxadas do que às suas espadas? José Javier Esparza submerge-nos naquela época extraordinária, onde todos os dias se jogava a sobrevivência de uma civilização.


Sobre o autor: 

principal-jose-javier-esparza-es_medJosé Javier Esparza (Valencia, 1963) é jornalista e escritor. Há anos que, através da escrita, tem-se empenhado em reconstruir a identidade espanhola a partir da sua História.

O sucesso da sua trilogia A Reconquista (de que este livro é o primeiro volume) é prova disso mesmo, pois vendeu dezenas de milhares de exemplares em Espanha.

Na mesma linha tem inúmeros romances sobre os primeiros tempos da Reconquista.