quarta-feira, 1 de julho de 2015 | By: Maria Manuel Magalhaes

Clube do Autor: Leve um pouco de história de férias este verão


Título: As Inovações que Mudaram a História
Autor: Steven Johnson
Tradução: Pedro Garcia Rosado
N.º de Páginas: 262+12 (extratextos a cores)
PVP: 16,00 €

Quem foram as pessoas que nos tiraram das trevas e nos conduziram em direção à luz?
Como chegámos ao mundo de hoje e conquistámos os confortos e as tecnologias que dominam o quotidiano?

Nesta obra, Steven Johnson desenvolve a história da inovação ao longo dos séculos. O autor analisa a evolução de seis tecnologias fundamentais da vida moderna (a refrigeração, os relógios, as lentes, a purificação da água, o registo dos sons e a iluminação artificial) a partir da sua criação por amadores, cientistas e empresários, e apresenta as suas consequências históricas, nem sempre previstas.

Repleto de histórias surpreendentes de génios acidentais e de erros extraordinários – como o caso do editor francês que inventou o fonógrafo antes de Edison mas que se esqueceu da reprodução dos sons gravados –, As Inovações que Mudaram a História investiga a origem secreta de vários objetos do nosso quotidiano. Um livro que inspirou a realização da série televisiva «Como chegámos aos dias de hoje», exibida em Portugal pelo Canal de História.

Sobre o autor:
Steve Johnson é um reconhecido autor ligado aos temas da inovação e da criatividade, eleito pela revista Prospect um dos Top Ten Brains of the Digital Future. É autor dos bestsellers As Ideias Que Mudaram o Mundo, entre outras obras, e fundador de diversos sites influentes. Colabora ainda com as revistas Time e Wired e os jornais The New York Times e The Wall Street Journal.